Município conquista 2º lugar na região e 17º lugar entre os 497 municípios gaúchos avaliados.
O Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS) divulgou os resultados referentes ao ano de 2023, nos quais Carlos Barbosa se destacou em 2º lugar na região e em 17º lugar entre os 497 municípios gaúchos avaliados.
O SAERS avalia o desempenho dos estudantes da rede pública estadual e das redes públicas municipais do Rio Grande do Sul nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, abrangendo todos os 497 municípios do estado, distribuídos nas 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE). As principais ferramentas de análise incluem testes cognitivos em Língua Portuguesa e Matemática, além de questionários contextuais, que coletam dados sobre o perfil das escolas, diretores, professores e estudantes.
Os exames são aplicados aos alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. O desempenho obtido nesses testes, combinado com o índice anual de aprovação, contribui diretamente para a classificação dos municípios.
Em relação aos dados de 2022, Carlos Barbosa apresentou um avanço significativo de 14,6393 pontos, passando de 65,8090 para 80,4483 em 2023. No município, sete escolas da rede municipal participaram da avaliação.
O desempenho dos alunos relaciona-se diretamente com o envolvimento e apoio das famílias, corpo docente qualificado, ambiente da escola, a ótima alimentação, transporte escolar gratuito, reforço escolar e as atividades curriculares que são pensadas para o desenvolvimento cognitivo de cada aluno. Além disso, uma educação com ótimos índices, garante mais retorno de recursos estaduais para o investimento na educação e ensino dos alunos de Carlos Barbosa.
O que é o SAERS?
O Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul foi criado em 2005, porém começou a ser aplicado na rede de ensino municipal de Carlos Barbosa em 2022. A avaliação é realizada ao final do ano letivo e abrange escolas públicas estaduais e municipais, tanto urbanas quanto rurais.
Em 2024, os testes do SAERS ocorrem desde a segunda-feira, 25 de novembro, e seguem até 6 de dezembro em todos os municípios do Estado. As provas são aplicadas por avaliadores externos.
Os resultados do SAERS também influenciam na distribuição do Imposto sobre Circulação de Bens e Serviços (ICMS) entre os municípios. Com os dados da avaliação, é criado um indicador de qualidade educacional que define o percentual de repasse do imposto.
Essas e demais informações podem ser encontradas por meio deste link.
Por Assessoria de Imprensa
Arte: Sandro Darsie
Desde 20 de dezembro de 2023, os agentes realizaram diversas ações, que vão desde apoio às forças policiais, até salvamentos de pessoas.
Série de matérias apresenta as realizações de 2024 e os avanços consolidados nos últimos quatro anos de gestão em cada pasta municipal.
Compra aconteceu por meio do consórcio interfederativo, que possibilitou um valor mais acessível do equipamento.
O SESC estará na Secretaria de Esportes, no dia 23, a partir das 16h, para realizar inscrições presenciais. Neste dia só será aceito pagamento em dinheiro.
O formulário de participação e os documentos que explicam o processo estão nos links da matéria.
Cinco secretários ainda faltavam ser oficializados para a administração que inicia em 2025. No total, são 12 secretarias, mais a Proarte, que agora se integram ao Gabinete para o início da gestão.
Incompatibilidade de agendas, condições climáticas adversas e outros fatores, impedem a realização.
Encontro com a imprensa aconteceu na tarde desta quinta (19), e oficializou a Diretoria, além da nova Dama de Companhia.