Fazenda 17 de Agosto de 2023 às 11:33

Carlos Barbosa registra crescimento na abertura de empresas

Nos primeiros seis meses de 2023, Carlos Barbosa registrou um notável aumento na abertura de novas empresas na cidade.

De acordo com levantamento da Secretaria Municipal da Fazenda, de janeiro até o final de junho, 282 novas empresas de diversos segmentos deram início às suas operações, que somadas, totalizam 3.728 empresas ativas no Município.

Contudo, a dinâmica empresarial também registrou o encerramento de 190 empresas durante o mesmo período, resultando num aumento real de quase 100 empresas. Segundo a Secretaria, essas mudanças são características em um ambiente onde a adaptação e a renovação são processos naturais, refletindo na evolução contínua do mercado.

Uma das razões que impulsiona esse crescimento é a eficiência, a rapidez e a simplificação no processo de abertura de empresas aqui em Carlos Barbosa. O tempo médio é de cerca de 9 horas para receber a viabilidade do empreendimento e cerca de 4 horas para completar o registro, totalizando um tempo de abertura de empresa de 13 horas.

O Secretário da Fazenda José Carlos Breda afirma: “É uma determinação do Prefeito Kirch, facilitar a vida do cidadão no que couber à Administração Municipal, bem como estimular e apoiar o empreendedorismo que é a vocação das pessoas de Carlos Barbosa. O Prefeito Kirch é um grande incentivador do empreendedorismo, seja na agricultura, serviços, indústria, comércio, bem como na formação dos estudantes com o apoio na formação de no curso superior nas universidades da região e grande Porto Alegre”.

Novos empreendimentos fomentam o mercado, trazendo renda e empregos ao cidadão e a Administração Municipal tem total interesse em alavancar o empreendedorismo através de informações e demais auxílios, além de ofertar o programa Prospera Carlos Barbosa, programa de incentivo aos MEIs do município. Quer participar deste programa? Entre em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio pelo fone (54) 3433-2196.

Os passos para definir e abrir uma empresa

1. Definir o tipo jurídico: Escolha o tipo jurídico da empresa, como Empresário Individual, Sociedade Limitada, EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) ou outros, considerando a natureza da atividade e as implicações legais.

2. Nome empresarial: Escolha um nome para sua empresa e verifique se ele está disponível para registro. O nome deve ser único e não infringir marcas registradas.

3. Elaborar contrato social ou requerimento de empresário: Para empresas com mais de um sócio, é necessário elaborar um Contrato Social. Para Empresário Individual, o Requerimento de Empresário é usado. Esse documento define a estrutura da empresa, responsabilidades e participações de cada sócio.

4. Registrar na junta comercial: Registre o Contrato Social ou Requerimento de Empresário na Junta Comercial do estado, ou no órgão competente. Isso oficializa a constituição da empresa e gera o Número de Identificação do Registro de Empresas (NIRE).

5. Obter o CNPJ: Com o registro na Junta Comercial, solicite o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) junto à Receita Federal. O CNPJ é essencial para a legalização da empresa e para fins fiscais.

6. Inscrição Estadual e Municipal: Se a atividade da empresa envolve venda de produtos ou serviços sujeitos a impostos estaduais e municipais, é necessário solicitar a Inscrição Estadual e/ou Municipal, dependendo das regulamentações locais.

7. Alvará de funcionamento: Para operar legalmente, você precisa obter o Alvará de Funcionamento na prefeitura local. Isso requer a aprovação das condições sanitárias, ambientais e de segurança.

8. Licenças específicas: Dependendo do tipo de atividade, podem ser necessárias licenças específicas, como licença sanitária, ambiental, de vigilância sanitária, entre outras. Verifique com as autoridades locais.

9. Inscrição na Previdência Social: Se houver contratação de funcionários, faça a inscrição na Previdência Social e obtenha o número de registro.

10. Emissão de Notas Fiscais: Cadastre-se na Secretaria da Fazenda estadual para obter autorização de emissão de notas fiscais eletrônicas, se for o caso.

Foto: Sandro Darsie