A Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília de domingo (2) à quarta-feira (5), com o tema “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia - Amanhã vai ser outro dia!”, foi um marco importante para a saúde pública no país. O evento reuniu representantes de diversas áreas relacionadas à saúde, bem como movimentos sociais e a população em geral, para discutir e deliberar sobre os desafios e perspectivas do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Secretária Municipal da Saúde, Lisiane Debona, participou da Conferência como delegada, trazendo para os debates e deliberações as perspectivas e desafios enfrentados pela comunidade.
Ao longo da Conferência, foram abordados temas de extrema importância, como a garantia do direito à vida, a defesa do SUS e a relevância da democracia na promoção de políticas de saúde equitativas. Propostas foram aprovadas com o objetivo de fortalecer o SUS, com um foco especial na atenção básica e nos investimentos em recursos humanos. A colaboração entre a União, os Estados e os Municípios também foi enfatizada como um aspecto essencial para o avanço e o aprimoramento do sistema de saúde. A diversidade de vozes e a presença dos movimentos sociais reforçaram a necessidade de ações que promovam a equidade no acesso aos serviços de saúde e garantam os direitos de todos os cidadãos.
Segundo a Secretária Municipal da Saúde, Lisiane Debona, “Participar como delegada na Conferência Nacional de Saúde foi uma experiência enriquecedora, que motiva a continuar lutando pela garantia do direito à saúde e pela construção de um sistema cada vez mais inclusivo e eficiente. Expresso meus sinceros agradecimentos à Administração Municipal por todo o apoio concedido para a participação no evento, representando nosso governo. Agradeço a confiança depositada em mim para defender os interesses e necessidades da população de nosso município”.
A Conferência Nacional de Saúde demonstrou a importância do diálogo e da participação da sociedade civil na definição das políticas de saúde, visando sempre a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida da população brasileira.
Por Assessoria de Imprensa
Imagem: Ministério da Saúde
Desde 20 de dezembro de 2023, os agentes realizaram diversas ações, que vão desde apoio às forças policiais, até salvamentos de pessoas.
Série de matérias apresenta as realizações de 2024 e os avanços consolidados nos últimos quatro anos de gestão em cada pasta municipal.
Compra aconteceu por meio do consórcio interfederativo, que possibilitou um valor mais acessível do equipamento.
O SESC estará na Secretaria de Esportes, no dia 23, a partir das 16h, para realizar inscrições presenciais. Neste dia só será aceito pagamento em dinheiro.
O formulário de participação e os documentos que explicam o processo estão nos links da matéria.
Cinco secretários ainda faltavam ser oficializados para a administração que inicia em 2025. No total, são 12 secretarias, mais a Proarte, que agora se integram ao Gabinete para o início da gestão.
Incompatibilidade de agendas, condições climáticas adversas e outros fatores, impedem a realização.
Encontro com a imprensa aconteceu na tarde desta quinta (19), e oficializou a Diretoria, além da nova Dama de Companhia.