Nesta quarta-feira, 04, o Município de Carlos Barbosa foi, pela primeira vez, premiado a nível Nacional na área da Saúde. O evento de premiação ocorreu em Brasília (DF), durante a abertura da 16ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi).
Ao todo, o Ministério da Saúde premiou 15 municípios que apresentaram indicadores favoráveis nos sistemas de informação nacionais relacionados à vigilância de saúde, no período entre 2015 e 2017. Foram também consideradas as cidades que aderiram ao Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, de acordo com o porte populacional e macrorregião.
Carlos Barbosa, é o único município do Rio Grande do Sul a receber o troféu, chamado Lupa Dourada. Os critérios para a seleção dos municípios, foram instituídos através da Portaria nº 44, de 13 de novembro de 2019, do Diário Oficial da União. E alguns dos indicadores buscavam a redução dos casos de sífilis em crianças menores de 1 ano e o aumento da cura de casos de tuberculose.
Confira a lista dos 15 municípios:
Carlos Barbosa (RS)
Brusque (SC)
Mondaí (SC)
Bragança Paulista (SP)
Campos do Jordão (SP)
Corumbá (MS)
Paraíso das Águas (MS)
Presidente Olegário (MG)
Nova Mutum (MT)
Ariquemes (RO)
Governador Jorge Teixeira (RO)
São Miguel do Guaporé (RO)
Campina Grande (PB)
Gurjão (PB)
Parambu (CE)
Texto: Jaqueline Camillo
Foto: Divulgação Ministério da Saúde
Desde 20 de dezembro de 2023, os agentes realizaram diversas ações, que vão desde apoio às forças policiais, até salvamentos de pessoas.
Série de matérias apresenta as realizações de 2024 e os avanços consolidados nos últimos quatro anos de gestão em cada pasta municipal.
Compra aconteceu por meio do consórcio interfederativo, que possibilitou um valor mais acessível do equipamento.
O SESC estará na Secretaria de Esportes, no dia 23, a partir das 16h, para realizar inscrições presenciais. Neste dia só será aceito pagamento em dinheiro.
O formulário de participação e os documentos que explicam o processo estão nos links da matéria.
Cinco secretários ainda faltavam ser oficializados para a administração que inicia em 2025. No total, são 12 secretarias, mais a Proarte, que agora se integram ao Gabinete para o início da gestão.
Incompatibilidade de agendas, condições climáticas adversas e outros fatores, impedem a realização.
Encontro com a imprensa aconteceu na tarde desta quinta (19), e oficializou a Diretoria, além da nova Dama de Companhia.