A comunidade pode acessar o questionário e auxiliar no agrupamento de informações, dirigidas para o PMMA.
A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está desenvolvendo um novo estudo, em conjunto com o Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Trata-se do Plano Municipal e Regional de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA).
Previsto pela Lei da Mata Atlântica (Lei n° 11.428/2006 e Decreto n° 6.660/2008), o PMMA permite que os municípios inseridos nesse bioma atuem para preservar e restaurar áreas de floresta nativa, estabelecendo ações prioritárias para a conservação do meio ambiente.
Intermediado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), que pretende apoiar os demais municípios presentes em área da Mata Atlântica, o trabalho da UCS deverá ser apresentado para cada município até o final de 2026, por meio de um relatório que indicará as melhorias e preservações que deverá cada cidade proceder dentro de seus limites municipais.
Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Itacir Rossi, é preciso estar em conformidade com a lei federal que rege a Mata Atlântica, além de ser uma exigência de órgãos como o Ministério Público e o Estado, para que o Município seja habilitado para prestar serviços de licenciamento de vegetação dentro do Bioma, além de orientar os trabalhos de recuperação e manutenção do bioma.
O envolvimento direto da comunidade é fundamental na elaboração desse processo, pois é importante compreender como os moradores do município vivem em conjunto com a Mata Atlântica e quais são suas expectativas e ideias na preservação. Para isso, o grupo de pesquisas que envolve o Município e a UCS, desenvolveram um questionário para ser respondido pelo cidadão, que ajudará a direcionar as ações do plano de maneira eficaz. Para participar, é só clicar neste link e seguir para responder ou ainda escanear o QR Code na imagem do card desta matéria.
Mais informações com o setor de Meio Ambiente pelo Fone/Whats (54) 3461-8881.
Por Assessoria de Imprensa
Imagens: Reprodução UCS
Secretaria pede que a comunidade barbosense auxilie no zelo por este espaço, informando sobre danos, lixo jogado e outras irregularidades.
Equipe contratada tem a incumbência de demarcar até 11 mil metros lineares ao mês.
Os idosos que participarem, deverão levar um prato típico para compartilhar entre os presentes.
No próximo fim de semana terá os tradicionais jogos germânicos, shows, apresentações, gastronomia típica e muita alegria.
O sonho da rua pavimentada em frente a residência é possível com a união entre a Prefeitura e o cidadão.
Expositores gastronômicos, música, pipoca, chimarrão e uma tarde agradável, deverão contribuir para reunir bom público no centro da cidade.
As inscrições das entidades possibilitarão a apresentação de projetos sociais através de chamamento público, o qual será publicado em breve.
Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, oferece as atividades extracurriculares para alunos que estudam no município.