A comunidade pode acessar o questionário e auxiliar no agrupamento de informações, dirigidas para o PMMA.
A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está desenvolvendo um novo estudo, em conjunto com o Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Trata-se do Plano Municipal e Regional de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA).
Previsto pela Lei da Mata Atlântica (Lei n° 11.428/2006 e Decreto n° 6.660/2008), o PMMA permite que os municípios inseridos nesse bioma atuem para preservar e restaurar áreas de floresta nativa, estabelecendo ações prioritárias para a conservação do meio ambiente.
Intermediado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), que pretende apoiar os demais municípios presentes em área da Mata Atlântica, o trabalho da UCS deverá ser apresentado para cada município até o final de 2026, por meio de um relatório que indicará as melhorias e preservações que deverá cada cidade proceder dentro de seus limites municipais.
Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Itacir Rossi, é preciso estar em conformidade com a lei federal que rege a Mata Atlântica, além de ser uma exigência de órgãos como o Ministério Público e o Estado, para que o Município seja habilitado para prestar serviços de licenciamento de vegetação dentro do Bioma, além de orientar os trabalhos de recuperação e manutenção do bioma.
O envolvimento direto da comunidade é fundamental na elaboração desse processo, pois é importante compreender como os moradores do município vivem em conjunto com a Mata Atlântica e quais são suas expectativas e ideias na preservação. Para isso, o grupo de pesquisas que envolve o Município e a UCS, desenvolveram um questionário para ser respondido pelo cidadão, que ajudará a direcionar as ações do plano de maneira eficaz. Para participar, é só clicar neste link e seguir para responder ou ainda escanear o QR Code na imagem do card desta matéria.
Mais informações com o setor de Meio Ambiente pelo Fone/Whats (54) 3461-8881.
Por Assessoria de Imprensa
Imagens: Reprodução UCS
Capacitação fortalece a rede de proteção e prepara profissionais para enfrentar desafios na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Cerca de 10 árvores tiveram suas cascas cortadas e receberam a aplicação de um produto químico, com o objetivo de secá-las.
Faixas amarelas já são pintadas para evitar que veículos estacionem durante a realização das obras de drenagem.
A arrecadação municipal dos valores é revertida em melhorias para a cidade, garantindo investimentos em serviços públicos essenciais.
Solicitação partiu da Associação de Moradores do bairro, que receberá a sede dos Bombeiros Voluntários, além de outras associações locais.
Vencimento será no próximo dia 30 de abril.
Premiação reconheceu 10 esportistas de destaque do ano de 2024.
Além de expositores com venda de produtos, evento contará com maquiagem infantil, interação com Coelho da Páscoa e brinquedos infláveis.