Ir para conteúdo principal
Logotipo
Tempo hoje em
Carlos Barbosa
Min -- Máx --
Conteúdo Principal
Saúde 04 de Outubro de 2019 às 17:38

Campanha de Vacinação contra o Sarampo de 07 a 25 de outubro


De 07 a 25 de outubro acontecerá em Carlos Barbosa, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, será destinada para crianças não vacinadas que possuem de 06 meses a 05 anos incompletos.

As imunizações serão realizadas na Sala de Vacinas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, sem fechar ao meio-dia. E no dia 19 de outubro, em um sábado, acontece o dia “D” de Mobilização Nacional, em que a Sala de Vacinas estará aberta para atendimento das 8h às 17h.

Informamos que neste período da campanha, uma equipe da Secretaria Municipal da Saúde fará a vistoria das carteirinhas de vacinas das crianças, nas escolas de educação infantil do município. Ainda assim, quem desejar, poderá comparecer às salas de vacinas da cidade e do interior, para a conferência das mesmas, nos horários de funcionamento.

O que é o Sarampo?

Uma doença infecciosa grave causada por um vírus. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Qualquer pessoa que apresentar febre e manchas no corpo (exantemas) acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite, deve procurar os serviços de saúde para investigação, principalmente aqueles que estiveram nos 30 dias anteriores em viagem a locais de circulação do vírus

O sarampo no Brasil

Em 2019, o Brasil registrou casos de sarampo em Amazonas, Roraima, Pará, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Sergipe, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. O Rio Grande do Sul também já registrou casos de sarampo neste ano.

Diante da situação epidemiológica no Brasil e das baixas coberturas vacinais, reforça-se a necessidade de realizar esta Campanha a fim de captar as crianças NÃO vacinadas ou com os esquemas de vacinação incompletos, visando interromper a circulação viral e controlar a doença no país. A mais efetiva forma de prevenção é a VACINAÇÃO. Para ser considerada vacinada, a pessoa precisa ter o registro em caderneta de vacinação, conforme o esquema vacinal. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo fone 3461-8904 ou no 3461-8970.


Texto: Daiane Altíssimo

Imagem: Divulgação

Leia outras
Notícias

Conteúdo Rodapé