Saúde 31 de Maio de 2023 às 15:24

Campanha de Doação de Sangue em Carlos Barbosa: Uma Parceria pela Vida

A Prefeitura de Carlos Barbosa, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e bem-estar da comunidade. Comprometida com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, a Secretaria desenvolve diversas ações e programas para atender às necessidades da população.

Uma das áreas prioritárias de atuação é o apoio aos Hemocentros e Bancos de Sangue. Reconhecendo a importância dessas instituições para a saúde pública, a Prefeitura de Carlos Barbosa tem estabelecido parcerias e colaborado ativamente para garantir o abastecimento adequado de sangue.

Desde 2002, em colaboração com o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), a Secretaria de Saúde tem organizado campanhas de doação de sangue, proporcionando transporte gratuito para até 20 doadores voluntários todos os meses. Essa participação ativa da população tem sido essencial para suprir a demanda por sangue e salvar vidas.

O consumo de sangue abrange uma ampla gama de situações médicas, desde o tratamento de anemias crônicas até cirurgias de urgência e complicações de doenças. Por isso, é fundamental manter os estoques de sangue constantemente abastecidos.

Nesse sentido, a terceira etapa da Campanha de Doação de Sangue deste ano está agendada para este sábado, 03 de junho. Ainda há algumas vagas disponíveis para participação, e o Hemocentro depende fortemente dessas doações. Caso todas as vagas já estejam preenchidas, deixe seu nome agendado para a próxima etapa da campanha, prevista para o dia 11 de julho.

Ao fazer sua doação, você contribuirá para salvar vidas e garantir o tratamento de diversas condições médicas. Sua participação é de extrema importância e pode fazer a diferença!

A Prefeitura de Carlos Barbosa ressalta que o transporte até o Hemocs é gratuito.

Data: 03/06/2023

Hora da saída: às 7h em frente ao Centro de Saúde

Para se tornar um doador e agendar sua participação, é importante entrar em contato com o Centro Municipal de Saúde pelos telefones (54) 3461-8904 ou (54) 3461-8911.

Para poder realizar a doação, é necessário respeitar alguns requisitos:

- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem ter o consentimento dos pais ou responsáveis);
- Estar bem de saúde;
- Pesar mais de 50kg;
- Dormir, ao menos, seis horas na noite anterior à doação;
- Não estar em jejum;
- Evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;
- Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação;
- Não fumar, ao menos, duas horas antes da doação;
- Tatuagem e micropigmentação impedem a doação de sangue por 12 meses.

Impedimentos temporários para doação:

- Ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
- Realização de tatuagem, maquiagem definitiva e colocação de piercing nos últimos 12 meses;
- Gravidez;
- Pós-parto normal (90 dias);
- Pós-cesariana (180 dias);
- Gripe, resfriado e febre;
- Uso de alguns medicamentos.

Impedimentos definitivos para doação:

- Hepatite após os 11 anos de idade;
- Evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue como: Hepatites B e C, Aids (HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II, Doença de Chagas e Malária.

Os intervalos para doação também precisam ser respeitados, sendo eles:

Mulheres – podem doar sangue a cada três meses, não ultrapassando três doações anuais;
Homens – podem doar sangue a cada dois meses, não ultrapassando quatro doações anuais.

Confira abaixo, as datas das próximas etapas deste ano:

DIA DA SEMANA

Nº DE DOADORES