Educação 01 de Abril de 2024 às 13:36

Campanha de arrecadação de blísteres tem apoio da Secretaria Municipal da Educação

Esses materiais têm sido usados para apoiar entidades assistenciais.

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Educação, está apoiando à campanha "Cartela do Bem", promovida pelo Lions Club de Carlos Barbosa, que visa o recolhimento de blísteres de medicamentos para utilizá-los como matéria-prima na confecção de portas ecológicas.

Os materiais serão coletados em caixas estrategicamente distribuídas nas escolas municipais. Em outras localidades como Caxias do Sul, a logística da campanha é realizada de forma similar, os laboratórios, empresas, escolas e entidades da sociedade civil arrecadam os blísteres em suas unidades e os levam periodicamente para o local do recolhimento. Em Flores da Cunha, a comunidade arrecada os blísteres e são levados até uma cooperativa.

Quando o volume de blísteres atinge um patamar suficiente, são enviados ao estado do Paraná, onde uma fábrica parceira transforma o material em portas e rodapés confeccionados em PVC. Esses materiais têm sido usados para apoiar entidades assistenciais. Para a confecção de uma porta desse material, são necessários, em média, de 800 kg a 1 tonelada das cartelas de medicamentos.

Para custear as despesas da logística de recolhimento, a campanha também recolhe outros materiais recicláveis, como plásticos em geral, papelão e óleo, que são processados e comercializados pela organizadora do recolhimento.

Para mais informações, entrar em contato com a Secretaria Municipal da Educação, pelo fone (54) 3433-2966.