Segurança e Trânsito 21 de Outubro de 2022 às 16:47

Brigada Militar de Carlos Barbosa recebe viatura semi blindada

Na manhã desta sexta-feira, 21, o prefeito Everson Kirch, acompanhado de Leônidas A. Costa Reis, secretário de segurança e trânsito, foram até Porto Alegre para receber uma Renault Duster semi blindada 0Km destinada ao policiamento ostensivo no município. O veículo faz parte do PISEG RS-Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul. O ato de entrega aos municípios qualificados para receberem as viaturas e armamento pesado para os policiais, aconteceu às 10 horas no antigo estacionamento da EPTC na Avenida Padre Cacique.

Kirch disse que a qualificação da cidade no perfil que possibilitou o recebimento desta viatura e também do armamento diferenciado, foi um trabalho realizado ainda em 2021 por Leônidas e sua secretaria: “com a atuação dele e da secretaria, a cidade ficou dentro do perfil para receber a viatura semi blindada, proporcionando mais segurança aos policiais, além do armamento pesado que garante mais efetividade nas ações”.

Outro facilitador foi a participação da empresa Tramontina que aceitou direcionar impostos para o programa no auxílio para compra do veículo. Kirch também valorizou essa participação: “a empresa Tramontina teve uma importante participação que viabilizou a compra desta viatura através do aporte para a segurança da cidade, a quem agradecemos”.

Sobre o PISEG

Instituído pela Lei Complementar nº 15.224 de 10.09.18, e, regulamentado pelo decreto nº 54.361 de 04.12.18, o PISEG visa possibilitar às empresas estabelecidas no Rio Grande do Sul a compensação de valores destinados ao aparelhamento da segurança pública com valores correspondentes ao ICMS a recolher, verificado no mesmo período de apuração dos repasses. Pelo decreto, empresários podem destinar parte do que devem em ICMS – principal imposto estadual cobrado sobre a circulação de mercadorias e serviços – para o combate à violência.

Fotos: Everson Kirch