Esportes, Lazer e Juventude 14 de Março de 2022 às 15:47

Atleta é homenageada por ser a primeira mulher barbosense ultramaratonista

Na tarde desta segunda-feira, 14, a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude homenageou a atleta Francieli Franceschi, de 38 anos, professora, gestora, ciclista, corredora e primeira mulher barbosense a se tornar ultramaratonista.

A atleta iniciou no ciclismo em 2013 e conta que: “O dia a dia agitado no trabalho não me impede de dedicar um espaço na agenda para cuidar da minha saúde. Conheci lugares lindos no interior Carlos Barbosa e região. Meu pedal mais longo até hoje foram 100km (Carlos Barbosa até a Ponte de Ferro em Nova Roma do Sul e pretendo fazer o pedal Carlos Barbosa até Torres e os Caminhos de Caravaggio, sem data definida, ainda é só um projeto”.

Com seu tempo livre reduzido devido ao trabalho, no ano de 2017 Francieli decidiu iniciar a prática de corrida na ciclovia por ser um esporte que, em sua opinião, era mais prático e conseguiria realizar seus treinos em menos tempo, otimizando seus horários. A atleta também comenta que: “Comecei sem o objetivo de competir, porém, a primeira competição ocorreu já em 2017 na prova da Associação Barbosense de Atletismo (ABA), aqui em Carlos Barbosa”.

Desde então, Francieli participou de várias competições como meia maratona (21,1 km), maratonas (42,195km), Cross Duathlon (corrida + bike), corrida com obstáculos em meio a natureza (Mega Race), corrida em trilha (incluindo a prova em Arcoverde).

A atleta comenta que sempre participava das competições desafiando a si mesma mas para ela, a mais desafiadora até o momento foi sua ultramaratona e relata que: “Foram nova horas de muita resistência onde tive que trabalhar minha mente para percorrer os 82Km SOLO - Travessia Torres Tramandaí, no litoral gaúcho, me sinto feliz por ser a primeira mulher Barbosense a se tornar ultramaratonista. Também me sinto feliz quando as pessoas dizem que começaram a correr ou pedalar por incentivo meu, este é o objetivo, cuidar da minha saúde e incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo por elas”.

Os objetivos de Francieli para 2022 é realizar novamente os 82km da TTT, completar o Desafio Rota da Baleia (ultramaratona de Trail Run de 80km em Santa Catarina) e também estuda a possibilidade de se desafiar nos 100km. A atleta conta que, quando está em preparação para provas de ultramaratonas, corre de 100km e 120km por semana e ressalta que, treinar para este tipo de prova requer compromisso e muita dedicação, principalmente no inverno, ter que acordar cedo para treinar antes de ir trabalhar pois o volume semanal de treino é grande.

Dentre os objetivos de Francieli também está fazer a Ultramaratona Caminhos de Caravaggio (UMCC), a maior ultramaratona Trail do Sul do Brasil, totalizando 217km e afirma que: “No final todo o esforço vale a pena, não vivo do esporte mas o esporte vive em mim”.