Saúde 13 de Novembro de 2023 às 14:23

Atenção: Temporada de maior incidência de acidentes com a Aranha-Marrom

Com a chegada dos meses mais quentes, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde, alerta a todos sobre a temporada de maior atividade da aranha-marrom, cujas picadas podem resultar em sérias complicações. Elas medem de 1 a 3 cm de corpo e podem se abrigar nas roupas e dentro de sapatos. Vivem principalmente dentro das casas, atrás de móveis, sótãos, porões, garagens, etc.

Em caso de picada, entre em contato imediatamente pelo telefone (54) 3461-8900 e procure atendimento médico no Atendimento Imediato, disponível das 06h às 24h.

Veja abaixo, orientações para evitar os encontros indesejados com a aranha-marrom:

• Usar luvas de raspa de couro e/ou abrigo com mangas longas nas atividades de limpeza, jardinagem e manuseio em parreiras;
• Chacoalhar as roupas antes de vesti-las;
• Verificar as roupas de cama e arredores antes de deitar;
• Usar graveto, enxada ou gancho ao mexer em lenha, buracos, folhas secas e troncos ocos;
• Rebocar paredes para não apresentarem rachaduras ou frestas;
• Bater os sapatos antes de colocá-los;
• Evitar acúmulo de materiais;
• Evitar acúmulo de materiais;
• Consertar rodapés soltos;
• Não matar lagartixas e sapos, pois são predadores naturais de aranhas;
• Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha;
• Colocar telas nas janelas, nos ralos das pias ou tanques;

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (54) 3461-8900.

Arte: Sandro Darsie