Proarte/Cultura 17 de Outubro de 2022 às 09:17

Associação suíça celebra 30 anos com atrações na Vila das Etnias

A Associação Suíço-Valesana do Brasil (ASVB) comemora 30 anos de atividades com exposição fotográfica e diversas atrações culturais na Vila das Etnias. A programação acontece no próximo fim de semana, entre o sábado, 22, e o domingo, 23.

Em 1991, a Suíça promoveu um encontro mundial denominado Valesanos do Mundo para comemorar os 700 anos da Confederação Helvética. Na ocasião, 160 brasileiros estiveram no encontro, dentre eles 40 gaúchos. No ano seguinte, como fruto desse congraçamento, a ASVB foi fundada com o principal objetivo de resgatar e preservar a cultura dos imigrantes suíços originários do Cantão de Valais, vindos das cidades de Charrat, Saxon e Vouvry.

A ASVB escolheu como sede a cidade de Carlos Barbosa por ser o berço da imigração suíço-valesana no Rio Grande do Sul.

A celebração dos 30 anos de fundação, que ocorreu em junho de 2022, também contará com a presença de autoridades suíças, palestras e apresentações musicais.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA 30 ANOS DA ASVB – PROGRAMAÇÃO

22/10 – Sábado

• 14h - Abertura com as presenças de:
- Vice-prefeita Municipal, Sra. Beatriz Martin Bianco
- Cônsul Geral da Suíça em São Paulo, Sr. Pierre Hagmann
- Cônsul Hans Aebi – Diretor do Swiss Business Hub – Brasil
- Cônsul Honorário da Suíça em Porto Alegre, Sr. Gernot Haeberlin
• 15h30min – Apresentação do Coral Vozes da Montanha da ASVB
• 18h - Encerramento

23/10 – Domingo

• 10h – Abertura
• 15h – Palestra com o escritor e historiador Adonis Fauth – “Os Suíços na Interação Étnica de Carlos Barbosa”
• 16h – Apresentação do Coral Vozes da Montanha da ASVB.
• 18h – Encerramento

Durante o evento estarão disponíveis produtos típicos suíços.