Espaço terá cobertura com boa iluminação solar, áreas de convivência, área de carga e descarga privativa e espaço multiúso para realização de diversos eventos.
O projeto para a revitalização da área da Feira do Produtor Rural, no centro da cidade, foi apresentado pela Administração Municipal aos feirantes, na manhã da última quarta-feira (10), na sala de reuniões do Gabinete.
Com várias diferenciações como cobertura total da área e uma nova escadaria para acesso pela Buarque de Macedo, a equipe da Secretaria Municipal de Projetos Públicos, apresentou o projeto que segue regras e condições determinadas por lei que terá aporte de verba federal na construção, prevendo um local agradável aos visitantes, prático para os feirantes e com um apelo turístico em sua arquitetura. Vale salientar que o projeto seguiu para aprovação, junto a Caixa Econômica Federal, órgão que aprova e fiscaliza a destinação e aplicação de verbas federais provenientes de ministérios. A obra tem a previsão de custar em torno de R$ 1.300.000,00 e terá início assim que a verba federal for aprovada.
Como ficará a Feira do Produtor
Conforme o projeto apresentado, serão construídas três casas de 8,50m x 2,80m com janelas amplas para atendimento aos consumidores. Além disso, será construída outra casa com dois ambientes, que poderão receber múltiplas atividades culturais e turísticas. Serão construídos também três banheiros (masculino, feminino e para PcD), além de decks de madeira com bancos e mesas, como áreas de convivência. O local será coberto, contando com telhas translúcidas para ampliar a luminosidade natural.
O espaço receberá ainda um novo acesso, já que será construída uma escadaria que ligará a rua Buarque de Macedo com a Feira. Também será providenciada a instalação de uma cancela eletrônica com espaço para entrada dos feirantes, onde serão criadas vagas exclusivas para carga e descarga.
Pórtico de bandeiras
Próximo ao espaço circular, onde hoje existem vagas de estacionamento da área azul, será realizada a instalação de um pórtico onde estarão as bandeiras das etnias que colonizaram a cidade, sendo uma forma de homenagem aos povos. No local o pavimento será refeito para aproveitar o máximo de espaço destinado ao estacionamento.
Feira do Produtor não irá pausar o atendimento
Para a realização das obras de construção do espaço, a Feira não irá parar a comercialização dos produtos. Ela será montada provisoriamente no espaço circular ao lado, enquanto acontecerá a construção das casas.
História da Feira do Produtor Rural
A Feira do Produtor Rural iniciou em Carlos Barbosa no dia 21 de outubro de 1991. Na época, acontecia sempre aos sábados pela manhã, em frente a Estação Férrea e contava com nove feirantes, que montavam as próprias barracas para comercializar sua produção de frutas, verduras, farináceos, queijos e embutidos.
No decorrer do tempo, a Feira mudou de local e as barracas foram substituídas por casinhas, onde permanecem até hoje.
A Feira do Produtor é uma entidade organizada, que obedece ao seu estatuto social e segue uma série de regras estabelecidas internamente pelos feirantes, além de cumprir todas as normas e exigências da fiscalização sanitária do município.
Hoje, a Feira acontece todos os sábados pela manhã, das 6h às 11h e nas terças-feiras das 13h às 18h, nas casinhas localizadas na Rua Júlio de Castilhos. Os produtos comercializados são farináceos em geral, embutidos, queijos, frutas, verduras e flores.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Sandro Darsie
Imagem: Secretaria de Projetos Públicos
Feriado do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra altera horários de alguns setores municipais, enquanto outros, seguem atendendo a população.
Maquinário chega por emenda parlamentar federal e será utilizado principalmente no setor agropecuário na movimentação de terra.
Secretaria pede que pais orientem as crianças a não tocar nas decorações
Atendimento será das 8h às 12h e das 13h às 17h até 30 de janeiro.
Feriado da Proclamação da República altera horários de alguns setores municipais, enquanto outros, seguem atendendo a população.
As três etapas das cinco modalidades destacaram o Colégio Santa Rosa e as EMEFs Padre Pedro Piccoli e Prefeito José Chies como os grandes vencedores.
Ações visam integrar escolas e familiares, valorizando o esforço dos alunos durante as atividades propostas.
Escavadeira hidráulica já atua desde o início da semana em São Luis, na construção de taludes.