Espaço terá cobertura com boa iluminação solar, áreas de convivência, área de carga e descarga privativa e espaço multiúso para realização de diversos eventos.
O projeto para a revitalização da área da Feira do Produtor Rural, no centro da cidade, foi apresentado pela Administração Municipal aos feirantes, na manhã da última quarta-feira (10), na sala de reuniões do Gabinete.
Com várias diferenciações como cobertura total da área e uma nova escadaria para acesso pela Buarque de Macedo, a equipe da Secretaria Municipal de Projetos Públicos, apresentou o projeto que segue regras e condições determinadas por lei que terá aporte de verba federal na construção, prevendo um local agradável aos visitantes, prático para os feirantes e com um apelo turístico em sua arquitetura. Vale salientar que o projeto seguiu para aprovação, junto a Caixa Econômica Federal, órgão que aprova e fiscaliza a destinação e aplicação de verbas federais provenientes de ministérios. A obra tem a previsão de custar em torno de R$ 1.300.000,00 e terá início assim que a verba federal for aprovada.
Como ficará a Feira do Produtor
Conforme o projeto apresentado, serão construídas três casas de 8,50m x 2,80m com janelas amplas para atendimento aos consumidores. Além disso, será construída outra casa com dois ambientes, que poderão receber múltiplas atividades culturais e turísticas. Serão construídos também três banheiros (masculino, feminino e para PcD), além de decks de madeira com bancos e mesas, como áreas de convivência. O local será coberto, contando com telhas translúcidas para ampliar a luminosidade natural.
O espaço receberá ainda um novo acesso, já que será construída uma escadaria que ligará a rua Buarque de Macedo com a Feira. Também será providenciada a instalação de uma cancela eletrônica com espaço para entrada dos feirantes, onde serão criadas vagas exclusivas para carga e descarga.
Pórtico de bandeiras
Próximo ao espaço circular, onde hoje existem vagas de estacionamento da área azul, será realizada a instalação de um pórtico onde estarão as bandeiras das etnias que colonizaram a cidade, sendo uma forma de homenagem aos povos. No local o pavimento será refeito para aproveitar o máximo de espaço destinado ao estacionamento.
Feira do Produtor não irá pausar o atendimento
Para a realização das obras de construção do espaço, a Feira não irá parar a comercialização dos produtos. Ela será montada provisoriamente no espaço circular ao lado, enquanto acontecerá a construção das casas.
História da Feira do Produtor Rural
A Feira do Produtor Rural iniciou em Carlos Barbosa no dia 21 de outubro de 1991. Na época, acontecia sempre aos sábados pela manhã, em frente a Estação Férrea e contava com nove feirantes, que montavam as próprias barracas para comercializar sua produção de frutas, verduras, farináceos, queijos e embutidos.
No decorrer do tempo, a Feira mudou de local e as barracas foram substituídas por casinhas, onde permanecem até hoje.
A Feira do Produtor é uma entidade organizada, que obedece ao seu estatuto social e segue uma série de regras estabelecidas internamente pelos feirantes, além de cumprir todas as normas e exigências da fiscalização sanitária do município.
Hoje, a Feira acontece todos os sábados pela manhã, das 6h às 11h e nas terças-feiras das 13h às 18h, nas casinhas localizadas na Rua Júlio de Castilhos. Os produtos comercializados são farináceos em geral, embutidos, queijos, frutas, verduras e flores.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Sandro Darsie
Imagem: Secretaria de Projetos Públicos
Desde 20 de dezembro de 2023, os agentes realizaram diversas ações, que vão desde apoio às forças policiais, até salvamentos de pessoas.
Série de matérias apresenta as realizações de 2024 e os avanços consolidados nos últimos quatro anos de gestão em cada pasta municipal.
Compra aconteceu por meio do consórcio interfederativo, que possibilitou um valor mais acessível do equipamento.
O SESC estará na Secretaria de Esportes, no dia 23, a partir das 16h, para realizar inscrições presenciais. Neste dia só será aceito pagamento em dinheiro.
O formulário de participação e os documentos que explicam o processo estão nos links da matéria.
Cinco secretários ainda faltavam ser oficializados para a administração que inicia em 2025. No total, são 12 secretarias, mais a Proarte, que agora se integram ao Gabinete para o início da gestão.
Incompatibilidade de agendas, condições climáticas adversas e outros fatores, impedem a realização.
Encontro com a imprensa aconteceu na tarde desta quinta (19), e oficializou a Diretoria, além da nova Dama de Companhia.