Instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, ocorre de 18 a 25 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito que visa, por meio da conscientização de condutores, ciclistas e pedestres, um trânsito mais seguro.
Pensando nisso, a Secretaria Municipal da Educação distribuiu nas Escolas Municipais uma cartilha educativa com o tema – Ta na rua, tá no trânsito – para alunos de 1º ao 5º ano. As ações da Semana Nacional de Trânsito no município visaram estimular nos estudantes, de maneira lúdica, o comportamento, conscientização e o interesse pelos assuntos e as regras de trânsito.
A cartilha traz várias informações como: cuidados ao atravessar as ruas; cuidado ao caminhar em vias públicas utilizando fones de ouvido e celular; passeio com o animal de estimação; faixas de segurança; uso de cinto de segurança; atenção ao descer do transporte escolar; como andar na garupa de motocicleta; cuidados ao andar de bicicleta, entre outros tantos cuidados necessários.
Entre as ações, as escolas EMEF Cardeal Arcoverde e a EMEFTI Santa Luzia, terão a Simulação de Capotamento, conduzida por profissionais especializados da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito. Não existe idade para aprender como deve-se comportar no trânsito. Mesmo não sendo condutores, crianças são pedestres, passageiros, ciclistas, ou seja, fazem parte do trânsito, sendo fundamental saber algumas regras de trânsito e estar atento para transitar com segurança e responsabilidade.
Esses temas são de enorme importância, sendo abordados com foco na educação da comunidade e formação de crianças mais conscientes e adultos mais responsáveis.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Sandro Darsie
Alteração já vale a partir de hoje. Adequação foi sugerida pelo engenheiro de tráfego contratado para averiguações na mobilidade urbana da cidade.
São três etapas anuais para recolher materiais que podem acumular água. Pede-se que a população colabore e reúna o material para o recolhimento.
Jogos acontecem neste sábado e domingo, na quadra de areia do Parque da Estação e deve reunir bom público que gosta de vôlei e futevôlei.
Atividades físicas, danças, expressão corporal, e outros, são oferecidos no local e auxiliam para uma vida mais saudável.
União de esforços, possibilita mais facilidade no processo de pavimentação de ruas, resultando em mais qualidade de vida aos moradores.
Lembre a importância do uso de coleira, guia e focinheira conforme a legislação indica, além de providenciar o recolhimento dos dejetos dos animais.
Espaço oferece oficinas para utilização de WhatsApp e outros aplicativos básicos
Diretores das escolas municipais também estão definidos em seus cargos.