Educação 23 de Março de 2023 às 16:28

Alunos da escola Prefeito José Chies conquistam medalhas na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Estudantes da Escola Municipal Prefeito José Chies, foram premiados na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), conquistando 7 medalhas.

ONEE, o que é isto?
Energia elétrica, um bem presente em todos os momentos da nossa vida! E como usar de maneira sustentável este bem? Pensando nisso, as empresas que geram, transportam e distribuem a energia elétrica no Brasil buscaram um meio de levar até as pessoas este tema de maneira mais abrangente. Surge assim o programa de eficiência energética da ANEEL, que busca uma melhor relação entre a quantidade de energia disponibilizada às pessoas com o efetivo uso desta energia.

A partir dessa ideia, como transformar o mundo?
A ONEE 2022 é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conta com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (IAbradee) e com a realização de concessionárias de energia que operam em 24 estados e no Distrito Federal: CELESC Distribuição, CEMIG Distribuição, COPEL Distribuição, Grupo CPFL, Grupo EDP, Grupo ENEL, Grupo ENERGISA, Grupo EQUATORIAL, Grupo NEOENERGIA e LIGHT.

A Olimpíada leva informações sobre o uso racional da energia elétrica, além de contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes, quantificando esse conhecimento através de desafios e provas. A ONEE é voltada para estudantes do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todas as regiões do Brasil, os participantes premiados na disputa receberam diversos prêmios como medalhas, notebooks, bolsas de estudo e menções honrosas.

A iniciativa da inscrição dos estudantes foi do Diretor Paulo Bellaver que destaca, “ melhor eficiência no uso da energia elétrica, ou seja, como economizar o máximo possível sem deixar de utilizar os eletrodomésticos, otimizar e tomar consciência e bom uso dos recursos disponíveis".

Já a Secretária da Educação, Elani Inês Lanzarini disse: “a sustentabilidade social é um conjunto de medidas voltadas para a melhoria do bem estar da população como um todo. Faz parte dos 17 ODS estimular ações relacionadas às necessidades humanas, como saúde e educação”.

Veja as premiações conquistadas:

MEDALHA DE OURO
Andriel Pardella, 9º ano