Cicloturismo, Festival de Voo Livre e Circuito Trilhas e Montanhas
são alguns dos eventos que serão realizados pela Secretaria.
A Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude dará início a diversos projetos que têm como objetivo proporcionar experiências únicas para a população e turistas. Dentre eles está o Cicloturismo, uma modalidade que envolve o exercício físico e a possibilidade de conhecer novos lugares, culturas e pessoas, proporcionando inúmeros benefícios aos participantes.
O Cicloturismo pode ser praticado com suporte ou de maneira autônoma. Em Carlos Barbosa a modalidade será implantada com o objetivo de oferecer uma experiência diferente para os turistas que vêm até a região. A expectativa da Secretaria é que o projeto de Cicloturismo seja colocado em prática até o final do ano.
Serão demarcadas quatro rotas ciclísticas, passando pela ciclovia de Desvio Machado, pelo Parque Leandro Guerra e pelo interior do município, para que os turistas possam contemplar cada um destes locais seguindo ritmos próprios. A proposta é que os participantes contemplem as rotas em dias diferentes, para que, assim, possam aproveitar cada uma delas ao máximo.
A empresa Nomas será responsável pela demarcação dos trajetos e das placas de sinalização. Haverá uma placa principal, com QR Code contendo todas as informações necessárias que envolvem a rota, para que os participantes não fiquem com dúvidas sobre os caminhos que irão seguir.
Além de ser uma atração diferente e uma experiência única pensada para o turista, o Cicloturismo movimentará a rede hoteleira e o comércio local nos seus mais variados segmentos.
Festival de Voo Livre
Programado para os dias 18 e 19 de setembro, o Festival de Voo Livre espera a participação de cerca de 50 pilotos da região. O objetivo do evento é retomar o Festival, que foi tradição na região por anos, além de proporcionar um momento de lazer para a população e turistas.
Nesta edição, o evento será direcionado a um público específico, como pilotos e pessoas ligadas ao voo livre. No entanto, o público em geral também poderá contemplar as decolagens, que acontecerão no Morro do Diabo, ou os pousos, que acontecerão em São Vendelino. Ambos os locais contarão com foodtrucks.
Por conta da pandemia, o evento deve contar com protocolos de segurança sanitária.
Circuito Trilhas e Montanhas 2021
Promovido pela L&E Eventos, o objetivo principal do Circuito Trilhas e Montanhas é promover a saúde e o bem-estar, unindo natureza e turismo através da prática esportiva de corrida e caminhada em trilhas por áreas rurais.
O circuito possui sete etapas, que são realizadas por diversas cidades do Rio Grande do Sul. A etapa final acontecerá em Arcoverde, no dia 20 de novembro.
Podem participar do circuito pessoas com idade a partir de 16 anos na modalidade corrida e a partir de 12 anos na modalidade caminhada, desde que acompanhados por um responsável que seja maior de idade.
As práticas esportivas seguem todos os critérios técnicos e de segurança.
Criar ações ligadas ao esporte, melhorar a qualidade das modalidades já existentes como o atletismo, por exemplo, além de poder ofertar também para as crianças e poder oferecer condições iguais a todos, sem deixar com que inúmeros talentos passem despercebidos por não terem oportunidades de mostrá-los. Este é o legado que o secretário Christian Krolow Carniel quer deixar para a cidade e a população.
Desde 20 de dezembro de 2023, os agentes realizaram diversas ações, que vão desde apoio às forças policiais, até salvamentos de pessoas.
Série de matérias apresenta as realizações de 2024 e os avanços consolidados nos últimos quatro anos de gestão em cada pasta municipal.
Compra aconteceu por meio do consórcio interfederativo, que possibilitou um valor mais acessível do equipamento.
O SESC estará na Secretaria de Esportes, no dia 23, a partir das 16h, para realizar inscrições presenciais. Neste dia só será aceito pagamento em dinheiro.
O formulário de participação e os documentos que explicam o processo estão nos links da matéria.
Cinco secretários ainda faltavam ser oficializados para a administração que inicia em 2025. No total, são 12 secretarias, mais a Proarte, que agora se integram ao Gabinete para o início da gestão.
Incompatibilidade de agendas, condições climáticas adversas e outros fatores, impedem a realização.
Encontro com a imprensa aconteceu na tarde desta quinta (19), e oficializou a Diretoria, além da nova Dama de Companhia.