Administração 14 de Janeiro de 2022 às 17:16

Administração Municipal envia documentos para solicitar situação de emergência

Devido a estiagem severa e prolongada, que acarretou no desabastecimento de água em diversos locais do município, resultando em danos materiais, prejuízos econômicos e sociais, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal da Administração enviou documentos a Defesa Civil do Estado, solicitando situação de emergência no município.

As Secretarias Municipais da Agricultura e da Assistência Social e Habitação informam que o poço artesiano da Associação da comunidade de São Rafael, que atende 11 famílias, apresentou esgotamento hídrico de água potável para consumo, resultando em aproximadamente 40 pessoas afetadas diretamente pela estiagem.

A EMATER de Carlos Barbosa também atualizou e encaminhou dados sobre os efeitos da estiagem nas principais culturas agrícolas do município e realizou uma média das perdas até a data de 13 de janeiro de 2022, resultando em grande parte das produções comprometidas e ressaltando que, há uma tendência de agravamento das mesmas diante a ausência de chuva.

Segundo dados da EMATER, algumas propriedades também estão relatando falta de água para dessedentação de bovinos e aves.

Os Bombeiros Voluntários também registraram uma elevada demanda de atendimentos a ocorrências de incêndios florestais, principalmente a partir do mês de dezembro de 2021, sendo registrados 16 chamados durante o período.

Ressalta-se que, todas as áreas do município estão sofrendo com os efeitos da estiagem, que está afetando a qualidade de vida, pelos danos ambientais/potenciais, como a baixa umidade do ar, vegetação seca, queimadas, diminuição hídrica dos rios e riachos, além dos danos materiais e econômicos.

A Administração Municipal, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e das Secretarias, está trabalhando em ações para amenizar, dentro do possível, a situação de todas as áreas afetadas pela estiagem.