Na manhã desta terça-feira, 11, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Pedro Piccoli, foi realizada a abertura da capacitação do projeto Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz. Estiveram presentes a Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Jéssica Dalcin Andrioli, o Secretário de Esportes Lazer e Juventude e substituto de Segurança e Trânsito, Marcos Schneider, o Promotor de Justiça Élcio Resmini de Menezes, o Capacitador da AJURIS Alceu Valim de Lima, a Coordenadora da Justiça Restaurativa de Carlos Barbosa, Mari Ângela Stallivieri, diretoras, representantes das escolas e profissionais da Assistência Social.
Durante a abertura, a Coordenadora Mari Ângela Stallivieri agradeceu a presença de todos, principalmente dos facilitadores que aceitaram esse desafio. “A Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz tem suas raízes, e a dignidade e o respeito fazem parte disto. Se conseguirmos trabalhar com as crianças nas escolas, tendo dignidade e respeito, com certeza mudaremos a sociedade”, enfatizou.
Passado a palavra ao Capacitador da Ajuris Alceu Valim de Lima, o mesmo ressaltou a importância de que o gestor na escola, como em qualquer entidade e instituição, conheça a essência do Círculo. Já o Promotor de Justiça Élcio Resmini de Menezes disse que nós precisamos acreditar que a intervenção que propomos a fazer, com a Justiça Restaurativa, é ainda a melhor possibilidade para os jovens.
No pronunciamento da Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Jéssica Dalcin Andrioli, falou da caminhada do projeto Justiça Restaurativa, que iniciou em 2017 onde várias entidades foram parceiras. “Na primeira capacitação começamos através da Secretaria de Segurança e Trânsito, com apoio do CONSEPRO, e na segunda capacitação contamos com o apoio do Poder Judiciário”, comentou Jéssica. Ainda em sua fala, disse que tem certeza que foi colhido muitos frutos com este trabalho, e certamente será colhido muitos outros. Agradeceu a disponibilidade dos facilitadores e todos envolvidos, e desejou-lhes uma ótima formação.
Neste ano, a capacitação acontecerá de 11 a 14 de fevereiro, na escola Padre Pedro Piccoli. A iniciativa tem o objetivo de formar facilitadores de justiça restaurativa em círculos de construção de paz e círculos conflitivos. Estes atuarão na prevenção e na transformação de conflitos, através da utilização de processos circulares. Para mais informações, contatem o fone 3433-2902.
Texto e fotos: Daiane Altíssimo
Desde 20 de dezembro de 2023, os agentes realizaram diversas ações, que vão desde apoio às forças policiais, até salvamentos de pessoas.
Série de matérias apresenta as realizações de 2024 e os avanços consolidados nos últimos quatro anos de gestão em cada pasta municipal.
Compra aconteceu por meio do consórcio interfederativo, que possibilitou um valor mais acessível do equipamento.
O SESC estará na Secretaria de Esportes, no dia 23, a partir das 16h, para realizar inscrições presenciais. Neste dia só será aceito pagamento em dinheiro.
O formulário de participação e os documentos que explicam o processo estão nos links da matéria.
Cinco secretários ainda faltavam ser oficializados para a administração que inicia em 2025. No total, são 12 secretarias, mais a Proarte, que agora se integram ao Gabinete para o início da gestão.
Incompatibilidade de agendas, condições climáticas adversas e outros fatores, impedem a realização.
Encontro com a imprensa aconteceu na tarde desta quinta (19), e oficializou a Diretoria, além da nova Dama de Companhia.