A Administração Municipal através da Secretaria de Educação realizou nesta sexta-feira, 23, no Auditório do Centro de Saúde, a capacitação acerca das Boas Práticas na Manipulação de Alimentos para as Merendeiras de toda a Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de qualificar os profissionais para preparar e servir adequadamente a merenda escolar, além de, apresentar a adequação às novas demandas da legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.
A formação foi ministrada pelas nutricionistas da Secretaria da Educação, Ingrid Zalamena e Ana Paula Bach Lazaron, onde capacitaram 38 merendeiras da rede.
O objetivo da nova resolução é prevenir casos de obesidade e falta de nutrientes e suas consequências na saúde brevemente ou na vida adulta. A resolução 06/2020 excluiu a adição e presença de alimentos que contenham açúcar nas refeições de alunos menores de 3 anos e excluiu alimentos industrializados fonte de gordura trans, além de, impor uma frequência mínima semanal para o oferecimento de frutas, legumes, verduras e alimentos fonte de ferro e por outro lado, limitar a frequência do oferecimento de pães, bolos, biscoitos, embutidos e doces regionais.
As nutricionistas contam que foi preciso reformular o cardápio e testar novas receitas para conseguir adequar tudo à nova legislação, pensando na aceitação das novas preparações, além de cumprir a nova lei.
Durante a tarde de formação, além dos aprendizados, conteúdos e materiais disponibilizados, as merendeiras tiveram momentos de confraternização, alongamento e mensagens de incentivo motivacional, o que tornou o evento interativo e leve.
Sobre o PNAE:
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos estudantes, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo. O governo federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público).
É importante observar que o cardápio escolar deve ser elaborado por nutricionista, respeitando os hábitos alimentares locais e culturais, atendendo as necessidades nutricionais específicas, conforme percentuais mínimos estabelecidos no artigo 14 da Resolução nº 26/2013.
Com a Lei nº 11.947, de 16/6/2009, 30% do valor repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Secretaria Municipal da Educação
Os feriados do Natal e de Ano Novo, alteram horários de alguns setores municipais, enquanto outros, seguem atendendo em horários específicos.
Os ingressos foram ofertados sem custo para os cadastrados no Centro de Convivência
Termina com essa secretaria, a série de matérias sobre as realizações de 2024 e os avanços consolidados nos últimos quatro anos de gestão em cada pasta municipal.
Férias de servidores e feriados de fim de ano objetivaram as mudanças com as readequações devidas.
Desde 20 de dezembro de 2023, os agentes realizaram diversas ações, que vão desde apoio às forças policiais, até salvamentos de pessoas.
Série de matérias apresenta as realizações de 2024 e os avanços consolidados nos últimos quatro anos de gestão em cada pasta municipal.
Compra aconteceu por meio do consórcio interfederativo, que possibilitou um valor mais acessível do equipamento.
O SESC estará na Secretaria de Esportes, no dia 23, a partir das 16h, para realizar inscrições presenciais. Neste dia só será aceito pagamento em dinheiro.