Ir para conteúdo principal
Logotipo
Tempo hoje em
Carlos Barbosa
Min -- Máx --
Conteúdo Principal
Saúde 31 de Maio de 2021 às 09:52

31 de maio: Dia Mundial Sem Tabaco


A campanha 2021 tem como tema “Comprometa-se a parar de fumar durante a COVID-19”.

A partir da década de 1950, o uso do tabaco passou a ser apontado como fator de risco para uma série de doenças como doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias e diabetes. No Brasil, na década de 1970, foram criados movimentos de controle ao tabagismo, coordenados por profissionais de saúde e sociedades médicas. Em 1985, a participação governamental, a nível federal, foi incluída nessas ações, com a constituição do Grupo Assessor para o Controle do Tabagismo no Brasil e, em 1986, foi criado o Programa Nacional de Combate ao Fumo.

Portanto, desde o final da década de 1980, a gestão e governança do controle do tabagismo no Brasil vêm sendo estruturadas pelo Ministério da Saúde através do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), incluindo diversas ações nacionais que integram o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). O programa tem como objetivo reduzir o número de usuários e consequentemente de mortes que envolvem o uso do tabaco, ao implementar ações educativas, de comunicação e de atenção à saúde.

A pandemia levou milhões de pessoas que fazem uso do tabaco a quererem largar o vício, pois, segundo estudos científicos publicados neste ano, mostram que fumantes têm maior risco de desenvolver um quadro grave de Covid-19. Por este motivo, a campanha deste ano tem como objetivo ajudar a criar ambientes mais saudáveis e levar ao abandono desta substância. Um dos objetivos também é ajudar, pelo menos, 100 milhões de usuários a pararem de fumar, com o auxílio de uma comunidade de fumantes.

A Secretaria Municipal da Saúde também alerta sobre os cuidados com o tabagismo.

Antes do início da pandemia, eram realizados encontros em grupo com equipes multidisciplinares incluindo médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos para auxiliar os usuários. Atualmente, os encontros estão suspensos por consequência da Covid-19 mas, os profissionais do Centro de Saúde continuam realizando avaliações individuais, atendendo às necessidades e desejos de cada paciente, definindo assim, a melhor conduta a ser seguida.

A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar, assim como a capacidade pulmonar, deixando as pessoas menos vulneráveis a inúmeras doenças, incluindo a Covid-19.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube e assista ao vídeo sobre esta importante data, clicando aqui.

Por Assessoria de Imprensa

Leia outras
Notícias

Conteúdo Rodapé