Iniciou nesta segunda-feira, 04, a 28ª edição da Feira do Livro. Com o tema “Os 45 anos da Biblioteca Pública Municipal Padre Arlindo Marcon”, o evento conta com uma série de atrações culturais que estão sendo realizadas na Rua Coberta, no período de 04 a 09 de novembro, com programações das 8h30 às 20h.
Na manhã de ontem, ocorreram conversas com a Patrona Marina Solé Pagot e com o Escritor Pedro Guerra, dos quais falaram aos participantes sobre a trajetória de suas carreiras. A tarde, o show cultural ficou por conta de Gabi Salsicha.
Já a noite, aconteceu a abertura oficial do evento em que reuniu bom público, com a participação do Prefeito Evandro Zibetti, do Vice-prefeito Beto Da-Fré, do Diretor-presidente da Fundação de Cultura e Arte – Proarte, Dayan Santarosa, da Patrona da Feira do Livro, Marina Solé Pagot, do Secretário da Cultura de Bento Gonçalves e Presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul, Evandro Soares, do Padre Roberto Carlos Fávero, da Presidente da ACI – Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Carlos Barbosa, Marisa Kaspary Zanatta, demais Secretários do Município e servidores públicos.
Dayan Santarosa, em seu pronunciamento, falou da importância da feira do livro, sendo uma festa da cultura, onde no palco transitam obras, encenações, escritores, enfim, pessoas que em algum momento pararam para criar nossos sonhos, momentos e passagens marcantes. Também, agradeceu a todos os envolvidos no evento, patrocinadores, apoiadores, food trucks, bem como as bancas que ofertam uma vasta variedade de livros.
Passado a palavra a Patrona Marina Solé Pagot, disse que ao conversar com adolescentes de sua idade, fala muito sobre sonhos, porque acredita que os sonhos são parte importante da vida. “Eles falam muito sobre o que somos e o que queremos ser, eu gosto de dizer que nós não temos os sonhos, e sim os sonhos nos têm”, enfatizou a Patrona. Ainda em sua fala, destacou o seu maior sonho de pequena, de querer mudar o mundo com as palavras, mostrar para as pessoas que o mais importante é tentarmos dar o melhor a cada dia. Marina, agradeceu a oportunidade e finalizou dizendo, que este momento é mais uma demonstração de que todo esse trajeto, as batalhas e dificuldades, no final, sempre valem a pena.
O Secretário da Cultura de Bento Gonçalves, Evandro Soares ressaltou que a Feira é multicultural porque traz diversas manifestações e representações. Parabenizou o Município por dar continuidade ao evento e mencionou sobre o livro, um instrumento de transformação social, o qual não conseguimos mensurar no dia a dia. Ainda assim, Evandro disse que investir na feira do livro é com certeza um dos maiores investimentos que produzem o conhecimento, conhecimento este que fica para toda vida.
Já o Prefeito Evandro Zibetti, na oportunidade fez uma saudação especial a todos participantes da Feira e ao grupo vocal Tramavoz pela belíssima apresentação. Zibetti destacou que nada substitui o bom e velho livro. Ele é companheiro nas horas de descanso, nas madrugadas sem sono, e com o livro você solta sua imaginação, além de que dentro do conteúdo tem uma história, um sentimento, tem alma e humanidade. “Para nós enquanto governo, além de um momento cultural, este evento é de entusiasmo e satisfação pessoal. Apostamos muito na questão da cultura e da educação, que por falar em cultura, nos próximos dias receberemos a locomotiva, a qual ficará exposta na entrada do Município”, enfatizou o Prefeito.
A 28ª Feira do Livro é realizada pela Administração Municipal, através da Fundação de Cultura e Arte – Proarte e do SESC Farroupilha. Além disso, conta com o patrocínio da Cooperativa Santa Clara, Sicredi Serrana e Univates, e apoio de Adylnet Telecom, Galvanotek Embalagens, Hotel IBIS e Tramontina. As bancas que estão presentes na Feira são: APP, Apolo, Brinquelândia, Good Times e Papeluxo.
Confira a programação do evento, acessando o link: https://www.carlosbarbosa.rs.gov.br/noticias/28-feira-do-livro-inicia-nesta-segunda-feira-04/12460.
Texto: Daiane Altíssimo
Fotos: Daiane Altíssimo | Felipe Ferla
Sala de Reuniões do Gabinete: Assinaturas de ordens de início aconteceram com a presença da imprensa e convidados.
Administração Municipal reforça canais alternativos de contato, diante de interrupções no serviço de telefonia fixa.
A apresentação é obrigatória e deve ser realizada na Secretaria da Agricultura no Centro Administrativo Armando Gusso.
Idosos cadastrados podem retirar passagens até o dia 20 de janeiro de 2025 na Secretaria de Assistência Social e Habitação ou, após essa data, no Centro de Convivência do Idoso.
Agentes estão trabalhando diariamente próximos aos munícipes em pontos específicos da cidade e das localidades.
Ações e investimentos otimizam recursos municipais, além de preparar o local para futuras visitações guiadas.
Treinamento torna os participantes aptos a operar o SIPIA-CT, plataforma que unifica e aprimora os registros de atendimento em Conselhos Tutelares no Rio Grande do Sul.
Seleção será realizada no ginásio de esportes do Bairro Aparecida, localizado na Rua Luiza Joana Cichelero, 200, mesmo endereço da primeira apresentação.