Durante este ano, as áreas da educação continuaram a sentir os efeitos da pandemia, tendo que se readaptar as condições que o momento impôs, porém, a Secretaria sempre trabalhou em busca de estratégias e ações efetivas para seguir oferecendo um ensino de qualidade para todos os alunos, oportunizando a aprendizagem com novos recursos e minimizando os impactos causados pela pandemia.
A Secretaria, dentro do Plano de Ação Pedagógico, pensou em ações para reestruturação de recursos e estratégias para o ano letivo de 2021, que sofreu muitas consequências com a paralisação das aulas presenciais. Dentre estas ações, a aplicação de provas diagnósticas que retomaram os conteúdos do ano de 2020 e conteúdos do ano atual foi uma delas, com objetivo de buscar estratégias para recuperação do deficit de aprendizagem dos alunos.
Através destas provas diagnósticas, das dificuldades percebidas pelos professores e gestores das instituições de ensino, bem como as lacunas constatadas no retorno presencial, foi realizada a contratação de seis professores alfabetizadores para prestar reforço junto às escolas, garantindo o direito a alfabetização plena de todas as crianças até os oito anos de idade, como proposto pelo Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa e também, fornecer auxílio a todas as crianças que já passaram desta idade, para que pudessem ser alfabetizadas o quanto antes.
Dentre estas ações e com o objetivo de expandir e qualificar o ensino híbrido, a Secretaria também implantou uma plataforma educativa online para facilitar a entrega das atividades às famílias, além de, ofertar um curso teórico-prático para todos os professores e equipes gestoras das escolas municipais.
Ginástica para o Cérebro
Durante o retorno do ensino presencial, professores perceberam que muitos estudantes apresentaram agitação e falta de concentração, dificultando o aprendizado e assimilação dos conteúdos.
Pensando nisto e na busca de amenizar estes sintomas e aumentar a produtividade no ambiente escolar, a Secretaria deu início a oficinas/aulas específicas, conhecidas como Ginástica para o Cérebro, do método Supera, com o objetivo de treinar a memória, a atenção, o foco e o dinamismo dos alunos. O método também auxilia na linguagem, agilidade de raciocínio lógico, visão estratégica,capacidade de concentração e também estimula a criatividade.
Retomada da Mostra Científica Municipal
A terceira edição da Mostra Científica CB pôde ser realizada neste ano em um formato mais flexível. Denominada como “Mostra Científica Municipal em Tempos de Pandemia – Boas Práticas Educativas”, aconteceu entre 25 a 29 de outubro. As escolas puderam apresentar seus projetos pedagógicos, envolvendo as boas práticas desenvolvidas em sua instituição de ensino, além de, conhecer, compreender e desenvolver o método científico e estimular o pensamento crítico e reflexivo.
Implantação de laboratórios
Dentre as grandes realizações da Secretaria neste ano, a implantação de laboratórios de ciências em todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental estão entre elas.
Através destes espaços, os alunos podem aprender e desenvolver o método científico, fundamentado na observação, na experimentação e na produção de teorias e leis e também, compreender as diferenças entre senso comum e ciência.
Novas aquisições
Ao longo deste ano, a Secretaria adquiriu 150 notebooks para as escolas, realizou a compra de móveis, nichos e lençóis para o berçário da EMEI Basílio Nazareno Ceratti e também adquiriu novos brinquedos como pebolim, ping-pong e diversos jogos interativos para que os alunos possam usufruir na hora dos intervalos.
Projeto ABC de Férias
Mais uma das realizações da Secretaria foi o lançamento do Projeto ABC de Férias: Brincando de Aprender. O Projeto ofertou 48 vagas para alunos da Educação Infantil, matriculados na Rede Municipal de Ensino, com idades entre 2 a 5 anos, durante o período de férias, de 03 a 25 de janeiro de 2022, em turno integral, das 6h30 às 18h.
Projetos para 2022
Para o próximo ano, a secretária Eliani pretende trabalhar individualmente em cada escola, em cima dos projetos que estão acontecendo na Secretaria, onde cada escola, de cada região, terá atividades relacionadas a projetos já existentes e conforme a identidade e cultura de cada uma.
Por Assessoria de Imprensa
Imagem: Freepik
Alunos, professores e escolas receberam certificados em celebração ao desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática 2023.
Confira o cronograma e os documentos necessários para garantir os alunos em sala de aula na Rede Municipal em 2025.
A Capital Nacional do Futsal comemora a data com palestra do ex-jogador Tinga e arrecadação de materiais escolares.
O projeto liga a Rua Antônio Martin Guerra com a Rua Albino Jacob Sauthier, facilitando o deslocamento dos cidadãos.
Entenda a importância do Cordão de Girassol, sua regulamentação no município e como obtê-lo para promover a inclusão e a conscientização sobre deficiências invisíveis.
O encontro está marcado para esta sexta-feira (25), com início às 14h.
Programação de 2024 trará uma série de atrações que pretendem encantar o público.
As melhorias visam preparar e enaltecer o local para o Dia de Finados, celebrado em 02 de novembro.