Saúde 07 de Maio de 2019 às 14:44

1º Quadrimestre encerra com 21 focos positivos para Aedes Aegypti

A Secretaria Municipal da Saúde, divulgou na última semana, os números do 1º Quadrimestre referente as vistorias das equipes de Agentes de Saúde e Agentes de Campo no combate a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, febre chikungunya e zika vírus. No total 21 amostras positivas já foram coletadas no município, sendo que uma delas com o mosquito vivo.

No dia 24 de abril, a Vigilância Ambiental recebeu a confirmação do laboratório Regional de Caxias do Sul, para mais dois focos, um localizado na rua Cristovão Colombo, bairro Aurora e outro na rua Gonçalves Dias, bairro Bela Vista. Até o momento mais de 330 amostras já foram coletadas e entre os meses de março e abril, mais de 13 mil imóveis foram visitados, pelos 15 agentes.

A Administração Municipal alerta a população para que ajudem a eliminar possíveis focos, é simples e leva menos de 10 minutos, para que se deixe limpo locais onde possa haver a proliferação do mosquito, com pequenas atitudes como:

• Não deixar água parada ou nada que possa servir de proliferação do mosquito;

• Guardar pneus sob abrigos ou cobertos;

• Fechar caixas d'água, tonéis e latões;

• Escovar bebedouros de animais;

• Eliminar os pratos de plantas;

• Manter desentupidos ralos, canos, toldos e marquises;

• Tratar a água da piscina durante todo o ano;

• Fechar bem sacos plásticos e manter as lixeiras sempre fechadas.

E em caso de dúvidas entre em contato pelo 3461.8954 ou pelo whats da prefa 9 9927.1540.

Texto: Jaqueline Camillo