Saúde 01 de Março de 2024 às 09:30

1ª edição do Bota fora de 2024 acontece em março

A partir de 04 de março, duas etapas irão percorrer cidade e interior para recolhimento de materiais que possam acumular água.

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde e do setor de Vigilância Ambiental, promove a 1ª edição do Bota Fora de 2024. O objetivo da campanha é mobilizar a população para o descarte correto de materiais que possam acumular água, evitando assim, possíveis criadouros da larva do mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.

A coleta dos materiais acontecerá de 04 à 08 de março na cidade e no interior de 18 à 22 de março. Uma equipe especializada realizará a coleta – passando por todos os bairros da cidade e do interior – fazendo o recolhimento de materiais que estejam acumulando água ou que estejam sobrando em locais diversos.

Serão recolhidos materiais como: pneus velhos, latas, garrafas, tonéis e caixas d’água quebradas. Abaixo, confira o cronograma com datas e locais de coleta:

Cidade- 04 à 08 de março

04/03- Aparecida, Ponte Seca, Fátima;
05/03- São Paulo, Imigrantes Arco Verde;
06/03- Aurora, Bela Vista, Triângulo, Navegantes;
07/03- Vila Nova, Vitória, Planalto, centro;
08/03- Repasse.

Interior- 18 à 22 de março

18/03- Desvio Machado, São Luiz, Sta Luiza e Forromeco;
19/03- Sta Clara, Torino, Linha 19, Linha 12 e Linha Sobra;
20/03- Sta Clara Baixa, Torino Baixo, São José e 1° Secção de Castro;
21/03- Alpinada, Arcoverde, Coblens e São Rafael;
22/03- Cinco Alto, Cinco baixo, Sto Antônio de Castro, Linha Vitória, Linha Brasília e Sete de Castro.

O setor de Vigilância Ambiental lembra a população para manterem seus pátios e terrenos baldios limpos e também e sugere uma lista de cuidados que podemos ter dentro de nossas residências e áreas externas, confira abaixo:

Cuidados para áreas internas:

• Tampar os tonéis e caixas d’água;
• Manter as calhas sempre limpas;
• Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
• Manter lixeiras bem tampadas;
• Manter ralos limpos e com aplicação de tela;
• Limpar os potes de água dos animais com bucha ou escova;
• Retirar a água que possa se acumular atrás da máquina de lavar roupas.

Cuidados para áreas externas:

• Cobrir e realizar a manutenção periódica de áreas de piscinas e hidromassagens;
• Limpar ralos e canaletas externas;
• Deixar lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, evitando assim, a formação de poças d’água;
• Atenção para as plantas bromélia, babosa, entre outras que possam acumular água.

A mobilização de todos é essencial no combate contra o Aedes aegypti. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (54) 3461-8915.

Arte: Sandro Darsie