Secretaria do Meio Ambiente oferece orientações para um estilo de vida mais sustentável e programação especial para o Mês do Meio Ambiente.
O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 1972. A data tem como principal objetivo a conscientização sobre as questões ambientais. Diante dos crescentes eventos climáticos extremos, a urgência de uma postura mais consciente por parte da humanidade torna-se cada vez mais evidente.
Pensando nisso, a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, propõe algumas ações que cada cidadão pode adotar e, com isso, contribuir com a preservação ambiental. Veja abaixo, algumas dicas:
• Cuide bem dos seus resíduos: Separe corretamente os resíduos recicláveis dos orgânicos. Leve lâmpadas, pilhas e eletroeletrônicos até os pontos de coleta. Separe em casa resíduos que possuem campanhas de recolhimento da prefeitura ou associações, como vidro e óleo de cozinha. Nunca jogue lixo no chão ou terrenos baldios. Em caso de dúvidas sobre a destinação de algum resíduo, entre em contato com a Secretaria do Meio Ambiente.
• Compre apenas o necessário: Sempre se pergunte antes de uma compra: "Isso é realmente necessário?" A produção exagerada de produtos causa a exploração descontrolada de recursos naturais.
• Reutilize, reaproveite e recicle tudo que for possível: Opte por recipientes reutilizáveis em vez de descartáveis, como canecas, garrafas e potes. Roupas que não são mais utilizadas podem ser doadas. Quanto mais diminuímos a produção de resíduos, mais preservamos o meio ambiente.
• Economize água: Utilize o mínimo necessário nas atividades diárias e reutilize água, sempre que possível. Conserte vazamentos rapidamente e, procure armazenar água da chuva.
• Faça a limpeza periódica do seu sistema de fossa e filtro: Se o esgoto da sua casa não é direcionado para uma estação de tratamento coletiva, providencie a limpeza do sistema individual de fossa e filtro. Este sistema trata o esgoto e, sem limpeza frequente, o esgoto pode ir diretamente para os rios.
• Nunca compre animais silvestres sem registro: A compra de animais ilegais fomenta o tráfico de animais, um problema mundial que afeta a biodiversidade e pode levar espécies à extinção.
• Evite andar apenas de carro: Utilize o transporte público, sistemas de caronas, bicicleta ou caminhe sempre que possível.
Com essas e outras ações, todos podem fazer a diferença. Compartilhe essas ideias para criarmos uma corrente em prol do meio ambiente!
Mês do Meio Ambiente
As Secretarias Municipais de Meio Ambiente e da Educação organizaram novamente uma programação especial para o Mês do Meio Ambiente em junho. A iniciativa visa promover a conscientização e a importância da preservação ambiental e da sustentabilidade no município.
A programação para os alunos das escolas inclui palestras sobre sustentabilidade. Dentre os momentos práticos de atividades a favor do meio ambiente, na última semana de junho, será realizada uma campanha no Parque da Estação para coleta de vidro, garrafas, óleo de cozinha e eletrônicos. Além disso, haverá uma importante ação com a distribuição de mudas de árvores nativas aos cidadãos..
A programação completa será divulgada em breve, nos canais oficiais do Município.
Por Assessoria de Imprensa
Arte: Sandro Darsie
Férias de servidores e feriados de fim de ano objetivaram as mudanças com as readequações devidas.
Desde 20 de dezembro de 2023, os agentes realizaram diversas ações, que vão desde apoio às forças policiais, até salvamentos de pessoas.
Série de matérias apresenta as realizações de 2024 e os avanços consolidados nos últimos quatro anos de gestão em cada pasta municipal.
Compra aconteceu por meio do consórcio interfederativo, que possibilitou um valor mais acessível do equipamento.
O SESC estará na Secretaria de Esportes, no dia 23, a partir das 16h, para realizar inscrições presenciais. Neste dia só será aceito pagamento em dinheiro.
O formulário de participação e os documentos que explicam o processo estão nos links da matéria.
Cinco secretários ainda faltavam ser oficializados para a administração que inicia em 2025. No total, são 12 secretarias, mais a Proarte, que agora se integram ao Gabinete para o início da gestão.
Incompatibilidade de agendas, condições climáticas adversas e outros fatores, impedem a realização.