Na última quinta-feira, 15, a secretária da Educação Eliani Inês Lanzarini e a Coordenadora Pedagógica Andréia Maria Dotta participaram do Seminário de Encerramento do Ano da Educação Fiscal, que aconteceu em Lajeado, no Auditório do Prédio 7 da Univates.
A iniciativa é uma parceria da Receita Estadual com a Instituição e o Instituto Justiça Fiscal (IJF). Participaram também, representantes de mais de 50 municípios gaúchos que trabalham com educação fiscal, incluindo professores, servidores e profissionais de diversas áreas.
Tatiele Gisch Kuntz explica que todas as ações do projeto são voltadas para a comunidade. Conforme ela, o encontro busca promover o compartilhamento de boas práticas e experiências em Educação Fiscal. Além disso, o seminário é um momento de confraternização das equipes que trabalharam com o tema da cidadania fiscal.
A docente Leila Viviane Scherer Hammes observa que o imposto, na maioria das situações, é visto como algo ruim e muitas vezes as pessoas não pensam a respeito da temática. “É por meio do imposto que se consegue recursos para saúde, educação e segurança”, comenta.
O Seminário de Encerramento do Ano da Educação Fiscal teve como objetivo compartilhar as práticas realizadas e fomentar a discussão do tema na região do Vale do Taquari. “É um momento de reflexão sobre como é que a gente trabalha o tema e também de pensar na importância de pagar porque ele reverte em serviço”, complementa a técnica tributária da Receita Estadual.
A programação do seminário trouxe atrações culturais e artísticas e também, a apresentação dos projetos gaúchos finalistas no Prêmio Nacional de Educação Fiscal nas edições 2020 e 2021/2022.
Confira abaixo como foi a programação:
9:30 – Abertura, com apresentação cultural
10:00 – Solenidade de abertura
10:30 – Palestra “A não tributação da produção primária exportada”, com João Carlos Loebens
12:00 – Intervalo de almoço
13:30 – Apresentação do Projeto de Extensão “Educação e Cidadania Fiscal: um instrumento de justiça e inclusão social” da Univates
14:30 – Apresentação do Curso de Extensão em Educação Fiscal e Cidadania da UFRGS
15:00 – Apresentação dos projetos gaúchos finalistas do Prêmio Nacional de Educação Fiscal
16:30 – Apresentação “Sapiência e Enrolado”, com Rodrigo Munari
17:00 – Encerramento
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Secretaria Municipal da Educação
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.
Tênis de Mesa e Atletismo foram os esportes dessa primeira etapa.
Comunidade cultural é convidada a participar do planejamento de verbas para a Cultura