O município de Carlos Barbosa teve a oportunidade de receber um teatro gratuito para as escolas por meio do projeto Le Nostre Origini, em sua terceira edição. Em parceria com o grupo teatral Luz e Cena, de Novo Hamburgo, e realizado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), o projeto levou a peça Belamerica aos alunos do 3º ao 9º ano durante a semana do dia 22 ao dia 29 de maio.
Belamerica é um espetáculo musical que tem como objetivo utilizar o teatro como uma ferramenta de educação, resgatando a história e fortalecendo a identidade cultural. Com uma abordagem lúdica e linguagem acessível, a peça retrata a jornada dos imigrantes italianos ao chegarem a um novo país, explorando suas expectativas, desafios e adaptações, além de destacar a importância da preservação das raízes culturais, religiosas e familiares.
No enredo de Belamerica, os personagens Tina, Pipo, Gi, Nico e Geno embarcam em uma viagem no tempo em busca de suas verdadeiras origens. O espetáculo proporciona uma experiência divertida e educativa, resgatando a história da imigração italiana e celebrando a força, determinação e coragem dos imigrantes.
Assim, o projeto Le Nostre Origini ofereceu uma oportunidade única para os alunos de Carlos Barbosa, promovendo o resgate histórico e a valorização da identidade cultural através do teatro.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Secretaria da Educação
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.
Tênis de Mesa e Atletismo foram os esportes dessa primeira etapa.
Comunidade cultural é convidada a participar do planejamento de verbas para a Cultura
Apresentações teatrais alegram alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e APAE.
Para isso, atendimento da segunda-feira, 28, será reduzido até as 16h no local atual.
Concurso para contos e poemas tem prêmios em dinheiro e publicação em livro
Serviço pretende auxiliar a comunidade na quitação dos tributos em atraso e com vencimento em 2025.