O Programa Bota Fora que é realizado, trimestralmente, pela Secretaria Municipal da Saúde, tem por objetivo principal, combater os focos do mosquito Aedes Aegypti, o qual é o transmissor da dengue, zika, chikungunya e outras doenças que podem gerar enfermidades como a microcefalia, Guillain-barré e levar a morte.
O Bota Fora coletas, diversos materiais que possam acumular água e consequentemente, serem criadouros da larva do mosquito. Nesta edição de dezembro ocorrida entre os dias 09 a 12, as equipes que atuaram no projeto recolheram aproximadamente 459 itens, dentre eles estavam plásticos, baldes, garrafas, caixas de água, latas de tintas, pneus e eletrônicos. A Ação de recolhimento compreendeu todos os bairros do município e a comunidade de Arcoverde.
Além do descarte, é possível combater o Aedes Aegypti com pequenas atitudes como: guardando pneus sob abrigos ou cobertos, fechando caixas d'água, tonéis e latões, escovando bebedouros de animais, evitando o acúmulo de água nos pratos de plantas, enchendo-os com areia, mantendo desentupidos ralos, canos, toldos e marquises e mantendo a lixeira sempre fechada.
Denúncias de situações irregulares podem ser registradas através do fone 3461.8954.
Texto: Jaqueline Camillo
Imagem: Divulgação
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.
Tênis de Mesa e Atletismo foram os esportes dessa primeira etapa.
Comunidade cultural é convidada a participar do planejamento de verbas para a Cultura