A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito está promovendo ações de conscientização referente ao movimento Maio Amarelo. Nesse ano, o movimento completa nove anos e a edição 2022 traz personagens reais para alertar sobre a importância de ser consciente no trânsito.
Segundo os organizadores: “Depois de dois anos em que as ações do Movimento Maio Amarelo tiveram que usar a internet, os aplicativos de mensagens instantâneas e as redes sociais para levar a mensagem de um comportamento seguro no trânsito, em 2022, voltaremos a nos “encontrar” verdadeiramente. A principal descoberta que a pandemia da Covid-19 nos trouxe sobre o Maio Amarelo é que ele é sim, um movimento de “encontros”. Nesse 2022, com a pandemia mais controlada, poderemos incentivar novamente os órgãos do SNT (Sistema Nacional de Trânsito), a iniciativa privada e a sociedade civil organizada a realizar o que tanto faz a diferença num trabalho de conscientização: os encontros".
Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio tem o intuito de chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, tornando-se referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza e a cor amarela foi escolhida por simbolizar a atenção, sinalização e advertência no trânsito.
O movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária, mobilizando a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Após o período crítico da pandemia, no qual as atividades presenciais foram suspensas, nesse ano, a Secretaria de Segurança e Trânsito em parceria com a Brigada Militar organizou ações que serão promovidas na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º grau, por meio de ações coordenadas entre os órgãos e entidades do SNT (Sistema Nacional de Trânsito) e Educação do Município.
Cronograma nas escolas:
02/05 – Escola Cardeal Arcoverde
03/05 – Escola de Tempo Integral Santa Luzia – Santa Luiza
04/05 – Escola Salvador Bordini – Cinco da Boa Vista
05/05 – Escola Prefeito José Chies – Bairro Triângulo
09/05 – Escola Padre Pedro Piccoli – Bairro Aurora
10/05 – Escola Nossa Senhora Aparecida – Bairro Aparecida
11/05 – Escola de Tempo Integral Leonel de Moura Brizola – Bairro Navegantes
16/05 – Escola São Roque – Bairro Ponte Seca
18/05 – Escola Elisa Tramontina – Bairro Vila Nova
23/05 – Escola Carlos Barbosa – Bairro Centro
24/05 – Escola Antônio Adriano Guerra – Santo Antônio de Castro
25/05 – Colégio Santa Rosa – Bairro Centro
26/05 – Escola Dom Vital – Torino
Bandeiras amarelas também serão hasteadas no pórtico das bandeiras, na entrada da cidade, para representar o movimento.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Sandro Darsie
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.
Tênis de Mesa e Atletismo foram os esportes dessa primeira etapa.
Comunidade cultural é convidada a participar do planejamento de verbas para a Cultura
Apresentações teatrais alegram alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e APAE.
Para isso, atendimento da segunda-feira, 28, será reduzido até as 16h no local atual.
Concurso para contos e poemas tem prêmios em dinheiro e publicação em livro
Serviço pretende auxiliar a comunidade na quitação dos tributos em atraso e com vencimento em 2025.
O encontro promovido pela Secretaria de Turismo será realizado no dia 9 de maio, voltado a empreendedores de Carlos Barbosa e região.