Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) do ano de 2020, o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, sendo que, mais de 7 milhões dessas mortes resultam daquelas que fazem uso direto do produto, enquanto cerca de 1,2 milhão de pessoas não-fumantes morrem em decorrência da exposição a substância. No Brasil, ocorrem cerca de 443 morrem por dia em consequência do tabagismo.
Frente a isso, a Secretaria Municipal da Saúde ressalta a importância de se falar sobre o assunto e com isso, retornará com os encontros referentes ao Grupo de Combate ao Tabagismo. Previstos para iniciarem entre final de Abril e início de Maio e também, no mês de Agosto, os encontros serão ministrados por uma equipe da Secretaria, composta por Médicos, Enfermeiros, Psicólogos e Nutricionistas.
No total, serão realizados oito encontros em cada etapa e as inscrições devem ser feitas na recepção do Centro Municipal de Saúde até a quinta-feira, 14 de Abril, para o primeiro grupo. Lembrando que, as inscrições podem continuar sendo feitas pois outros grupos serão formados posteriormente.
O propósito dos encontros é conversar abertamente sobre os inúmeros problemas relacionados ao tabagismo, tanto para quem faz uso da substância quanto para aqueles que convivem com essas pessoas e para isso, um material de apoio do Instituto Nacional de Câncer (INCA) também será utilizado.
Para mais informações, entre em contato pelos telefones (54) 3461-8939, (54) 3461-8940 ou (54) 3461-8941.
Por Assessoria de Imprensa
Arte: Sandro Darsie
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.
Tênis de Mesa e Atletismo foram os esportes dessa primeira etapa.
Comunidade cultural é convidada a participar do planejamento de verbas para a Cultura