Alunos aprendem a montar um robô Rover Lunar, inspirado na missão espacial Artemis da Agência Espacial Americana (NASA).
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito José Chies está entre uma das 250 instituições do Brasil selecionadas para participar do projeto. O Programa Robótica Espacial é uma iniciativa pedagógica da Universidade de Brasília (UnB) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com apoio técnico da Agência Espacial Brasileira (AEB).
O objetivo do projeto é ensinar e despertar o interesse dos jovens para as novas tecnologias além de, reduzir a desigualdade por meio da Educação Digital. Em virtude da pandemia, o programa ocorre de forma remota e os alunos contam com uma plataforma pedagógica que os auxiliam na troca de conhecimentos teóricos e práticos sobre robótica por meio lúdico. O programa é dedicado aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Por meio da plataforma, os alunos aprendem conceitos de eletricidade básica até programação, além de desenvolverem a motricidade através dos botões Joystick, fazendo com que todo aprendizado, desperte a atenção e a imaginação dos alunos. Lembrando que, todo o sistema é executado sem a necessidade de internet e suporta diferentes dispositivos, como computadores e smartphones.
A aluna Amanda Mendes, do 9º ano da Escola Prefeito José Chies, comenta sobre o programa: “As aulas são ótimas, conforme o tempo vai avançando, temos aulas com um robô chamado K4T3, é algo diferente, as explicações são de extrema importância e para quem é curioso como eu, e acho que todos somos, o curso de robótica espacial é algo perfeito, adoro tecnologia! Como por exemplo, a primeira aula é sobre a impressora 3D, ensinando assim como são feitas as peças, as próximas aulas serão para fazer seu primeiro robô. Me sinto muito animada e ansiosa pra fazê-lo e também me sinto muito feliz por ter a chance de participar de algo tão legal e interessante”.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Paulo Cesar Bellaver/Escola Prefeito José Chies
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.
Tênis de Mesa e Atletismo foram os esportes dessa primeira etapa.
Comunidade cultural é convidada a participar do planejamento de verbas para a Cultura