A Secretaria Municipal da Educação, através das Nutricionistas Ana Paula Bach Lazaron e Ingrid Zalamena, está promovendo a Capacitação de Boas Práticas no Serviços de Alimentação Escolar e Apresentação da Nova Legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, direcionada às merendeiras das Escolas Municipais.
A formação acontecerá no dia 23 de dezembro, na parte da tarde, no Auditório do Centro Municipal de Saúde e contará com a participação de 37 merendeiras da Rede Municipal de Ensino.
Conforme a Lei nº 11.947, de 16/06/2009, 30% do valor repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades.
O Programa tem como objetivo, contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, para a aprendizagem, rendimento escolar e formação de práticas alimentares saudáveis dos estudantes, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.
Diretriz do PNAE:
- Emprego da alimentação saudável e adequada;
- Educação alimentar nutricional no processo de ensino e aprendizagem;
- Promoção de ações educativas que perpassam transversalmente pelo currículo escolar;
- Apoio ao desenvolvimento.
O cardápio escolar deve ser elaborado por Nutricionista, respeitando os hábitos alimentares locais e culturais, atendendo as necessidades nutricionais do aluno durante o período letivo (conforme percentuais mínimos).
Por Assessoria de Imprensa
Imagem: Freepik
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.
Tênis de Mesa e Atletismo foram os esportes dessa primeira etapa.
Comunidade cultural é convidada a participar do planejamento de verbas para a Cultura