Na manhã desta sexta-feira, 12, no Auditório do Centro de Saúde ocorreu a abertura oficial da 9ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema principal “Democracia e Saúde”, a mesma têm sua relevância reconhecida para o fortalecimento do processo democrático de participação social na gestão do SUS e construção de diretrizes para formulação de políticas públicas de saúde que atendam os anseios e necessidades da população, devendo contribuir para a elaboração de políticas de saúde dos municípios, estados e país.
Durante a abertura da 9ª edição, a Secretária Municipal da Saúde, Letícia Lusani explanou que dentre os itens discutidos na 8ª Conferência de Saúde, realizada no Município em maio de 2017, foram implantados com recursos municipais, a Clínica da Visão, a Clínica das Especialidades e o novo ambiente para o CEMAPS. Letícia ainda comentou: “Desejamos hoje, enquanto gestão, que possamos discutir os problemas macros relacionados ao governo estadual e federal e levá-los com muita veemência para a Conferência Estadual de Saúde. São assuntos graves e demanda muita responsabilidade em nosso debate”, finalizou.
No pronunciamento do Vice-Prefeito Beto Da-Fré, falou sobre as crises que enfrentamos na sociedade, tanto a crise na área da saúde quanto a crise moral. Ao final de sua fala, desejou a todos um bom dia de aprendizado, de conclusões e reivindicações, e que este momento seja um começo de ideais, com pensamentos para iniciar as soluções futuras e que consigam passar o aprendizado às pessoas que dependem ou se consultam em nosso Município, levando um pouco de alegria para elas.
Após os pronunciamentos, foi dado início ao Painel central: “Democracia e Saúde: saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS”, com a participação do Coordenador Geral, da Secretaria Municipal da Saúde, Elton Mateus Vaz Lima. À tarde, está programado a realização de grupos de trabalho e a Plenária final, com apresentação e votação das propostas e eleição dos Delegados para a etapa estadual.
Texto: Daiane Altíssimo
Fotos: Felipe Ferla
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.
Tênis de Mesa e Atletismo foram os esportes dessa primeira etapa.
Comunidade cultural é convidada a participar do planejamento de verbas para a Cultura
Apresentações teatrais alegram alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e APAE.
Para isso, atendimento da segunda-feira, 28, será reduzido até as 16h no local atual.