Na tarde da quinta-feira (21), a Administração Municipal, Diretoria Voluntária da 32ª edição do FestiQueijo, ACI, e demais envolvidos que trabalharam nessa edição, apresentaram para imprensa e convidados os resultados obtidos no evento.
O FestiQueijo trouxe uma série de inovações na sua 32ª edição. Essa foi a primeira vez em que o sistema de trabalho entre diretoria voluntária, poder público e iniciativa privada foi implantado. Ainda inovações como a implantação dos sistemas de turnos – que foi a maior novidade – e a reforma completa do Centro Cultural Mãe de Deus, que proporcionou um ambiente mais moderno e confortável aos visitantes.
Paralelo ao FestiQueijo, no ano de 2023 foi criado o “Filó do FestiQueijo”, que ocorreu no calçadão da cidade no dia 12 de maio, promovendo um momento de resgate das culturas locais como uma forma de “prévia” do FestiQueijo, e foi sucesso garantido.
O Secretário Municipal de Turismo, Fábio Basso, relatou: “trabalhamos muito com a inovação e as melhorias. Saímos totalmente da zona de conforto através desse novo formato e conseguimos proporcionar um FestiQueijo agradável a todos. Sempre pensaremos a frente, pois Carlos Barbosa é gigante, em potencial, pessoas e trabalho, e por isso vamos melhorar cada dia mais. Agradecemos a todos os que trabalharam ao nosso lado. Hoje os números de uma edição de sucesso estão aqui, e nós seguiremos trabalhando por mais.”
Com todas essas inovações e desafios, o FestiQueijo alcançou o número de 30.629 visitantes de diversos lugares do país. O superávit foi de R$2.042.017,06, e, descontados todos os investimentos do Festival, o saldo positivo atual ficou em R$1.326.664,41, que serão destinados para projetos de cultura e turismo no município, ou então, para a próxima edição do evento.
O Presidente da 32ª edição do FestiQueijo, Lari Audibert, expressou sua gratidão a todos que se envolveram de alguma forma e dedicaram tempo ao trabalho do FestiQueijo. Ele ressaltou que o evento é resultado do esforço coletivo de muitas pessoas e disse ainda: “Trabalhamos para Carlos Barbosa, e assim seguiremos, porque a cidade merece. Hoje, com alegria, apresentamos o resultado do trabalho de muita gente. Com tantos desafios, foram 30 mil pessoas satisfeitas com o nosso trabalho, e isso é recompensador.”
Já o Prefeito Everson Kirch confirmou: “A Administração Municipal esteve presente na segurança, organização, com a Secretaria de Turismo que muito auxiliou na construção do evento. Foi um trabalho árduo, mas recompensador, e hoje podemos apresentar esse número que surpreendeu a todos positivamente. A Diretoria Voluntária, a ACI e demais entidades e empresas envolvidas foram essenciais para que esse resultado fosse atingido. Mesmo com todas as inovações, vimos que o público que participou do FestiQueijo, estava mais feliz e bem atendido. Com o sistema de turnos, todos foram mais bem assistidos, dobramos a capacidade e qualidade desse evento tão grandioso para o município.”
Com esse resultado, a 32ª Edição do FestiQueijo – marcada por inovações – superou as expectativas e gerou recorde de resultados, consagrando-se novamente no melhor Festival Gastronômico da Serra Gaúcha, mostrando o lado mais gostoso da nossa história.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Maitê Bassotto
Apresentações teatrais alegram alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e APAE.
Para isso, atendimento da segunda-feira, 28, será reduzido até as 16h no local atual.
Concurso para contos e poemas tem prêmios em dinheiro e publicação em livro
Serviço pretende auxiliar a comunidade na quitação dos tributos em atraso e com vencimento em 2025.
O encontro promovido pela Secretaria de Turismo será realizado no dia 9 de maio, voltado a empreendedores de Carlos Barbosa e região.
Comitiva barbosense composta também por representante do Legislativo visitou as secretarias estaduais de turismo e cultura.
Prazo para regularização cadastral vai até o dia 25 de abril.
Iniciadas em 15 de abril, obras pretendem facilitar acesso a comunidades do interior do município.