O número de consultas com médicos especialistas na rede pública de Carlos Barbosa aumentou consideravelmente, principalmente ao longo de 2022. Como resultado, a demanda por uma variedade de exames também aumentou. Além disso, muitos pacientes do município aguardavam ansiosamente pela realização de procedimentos que, em outras cidades da região como Caxias do Sul e Porto Alegre, oferecem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em muitos casos, a espera chegava a meses ou mesmo anos, o que afetava negativamente o diagnóstico e o tratamento dos pacientes.
Com o objetivo de eliminar as filas e agilizar o atendimento à população, a Secretaria de Saúde de Carlos Barbosa, por meio da Clínica das Especialidades, iniciou o ano de 2023 ampliando a oferta de exames já disponíveis e, principalmente, firmando novos contratos com prestadores para garantir a realização de outros que nunca foram oferecidos antes. Como resultado, várias dessas listas já foram zeradas, permitindo agendamentos quase imediatos, e outras foram reduzidas consideravelmente.
Novos exames oferecidos ao cidadão barbosense
Entre os novos exames adquiridos, destacam-se o Ecocardiograma de Estresse, o Teste Ergométrico e o Holter 24h. Antes, para realizar esses exames pelo Sistema Único de Saúde, os pacientes que tinham esses encaminhamentos precisavam se cadastrar na central de regulação de Caxias do Sul e aguardar a marcação. Hoje, no caso do Ecocardiograma de Estresse e do Teste Ergométrico, não há mais fila. Em menos de dois meses, a tendência é que o prazo para o Holter 24h – que chegou a ter mais de cem pessoas na espera – também diminua drasticamente.
A Polissonografia e o MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) também já estão disponíveis para a comunidade de Carlos Barbosa. Anteriormente, no caso da Polissonografia, os pacientes precisavam ser inseridos no sistema estadual de regulação em Porto Alegre e chegavam a esperar anos para serem chamados via SUS. Agora, o exame pode ser agendado em no máximo um mês. Já o MAPA só era realizado na rede particular, mas agora está disponível para os usuários do SUS de Carlos Barbosa, mediante solicitação do profissional médico.
Os números de 2022 evidenciam um movimento intenso na realização de exames encaminhados através da Clínica das Especialidades em Carlos Barbosa. Ao todo, 15.645 mil exames não-laboratoriais foram agendados durante o ano. Além disso, em novembro e dezembro, a compra emergencial de Tomografias Computadorizadas e Ressonâncias Magnéticas permitiu que as filas dessas duas especialidades fossem zeradas. Considerando apenas esses dois procedimentos, foram realizados um total de 488 exames nesses dois meses.
Com relação aos exames laboratoriais, o dado é ainda mais impressionante. Foram agendados um total de 100.518 mil exames durante o mesmo período.
Exames novos adquiridos pela Secretaria de Saúde
(nunca haviam sido oferecidos na rede pública de Carlos Barbosa):
-Ecocardiograma de Estresse*: 10 exames mensais
-Teste Ergométrico*: 40 exames mensais
-Holter 24h: 30 exames mensais
-MAPA*: 5 exames mensais
-Polissonografia*: 30 exames mensais
Exames que tiveram a oferta ampliada a partir do final de 2022:
-Colonoscopia*: aumentou de 15 para 50 exames mensais
-Endoscopia*: aumentou de 25 para 50 exames mensais
-Eletroneuromiografia: aumentou de 8 para 30 exames mensais
-Espirometria: aumentou de 15 para 20 exames mensais
-Avaliação Urodinâmica*: aumentou de 4 para 8 exames mensais
-Densitometria Óssea: aumentou de 12 para 50 exames mensais
-Eletroencefalograma*: aumentou de 9 para 20 exames mensais
-Ecocardiograma Transtorácico: aumentou de 12 para 30 exames mensais
-Eletrocardiograma*: aumentou de 100 para 250 exames mensais
*Para estes exames, não há mais lista de espera
Por Assessoria de Imprensa em conjunto com a SMSCB
Foto: Freepik
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.
Tênis de Mesa e Atletismo foram os esportes dessa primeira etapa.
Comunidade cultural é convidada a participar do planejamento de verbas para a Cultura