O Município de Carlos Barbosa foi reconhecido com o selo Bom Percurso pelos bons resultados alcançados no ensino fundamental da rede pública municipal, a partir do estudo “Educação que faz a Diferença”. A pesquisa foi lançada nesta quinta-feira (25) pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa – CTE-IRB em parceria com o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional – Iede, e teve a participação de todos os 28 Tribunais de Contas brasileiros com jurisdição na esfera municipal.
Ao todo, foram contempladas 118 redes municipais de ensino de todo o Brasil. De acordo com o estudo, as mesmas buscam garantir a aprendizagem dos alunos como um todo, adotam ações para reduzir as desigualdades e manter os alunos frequentando a escola e apresentam avanços consistentes na aprendizagem dos estudantes ao longo dos anos.
Além de alcançarem bons resultados de aprendizagem no Ensino Fundamental, as 118 redes atingiram critérios mínimos de qualidade na Educação Infantil. Foram analisados indicadores como aprendizado dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, segundo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2017); Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) atual e evolução desde 2005; e taxas de aprovação, conforme o Censo Escolar.
Assim, cada rede de ensino recebeu um selo de qualidade, segundo o patamar em que se encontra: Excelência, Bom Percurso ou Destaque Estadual. Os selos foram criados para estabelecer parâmetros e levam em conta os mesmos indicadores educacionais, o que os diferencia é o grau de exigência, sendo Excelência o mais rigoroso e, na sequência, Bom Percurso. A nível estadual, além de Carlos Barbosa, os municípios de Farroupilha e Ijuí também são destaques na pesquisa e obtiveram o selo Bom Percurso.
Para o Secretário Municipal da Educação, Fabiano Taufer, o mérito deste estudo foi avaliar as redes de ensino municipais como um todo. Ou seja, ele não aponta apenas para uma comunidade escolar, mas abrange todo uma rede de ensino, que busca perceber quais delas conseguem manter qualidade de forma igualitária para os alunos. “Isso demonstra que Carlos Barbosa consegue proporcionar qualidade a todos estudantes da rede pública municipal”, enfatizou. E ainda, fez um agradecimento especial por mais essa conquista aos professores, alunos, diretores, equipes pedagógicas e comunidade em geral.
O estudo “Educação que faz a diferença” é uma iniciativa do *Instituto Rui Barbosa, por meio do seu Comitê Técnico da Educação (CTE-IRB), em parceria com o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), e tem o objetivo de dar visibilidade às redes de ensino municipais que estão realizando um trabalho de destaque no ensino fundamental, de modo que possam servir de referência para outros municípios.
Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo fone 3433-2966, ou ainda, pelo link: https://projetoscte.irbcontas.org.br/wp-content/uploads/2020/06/LivroEQFD.pdf.
*O Instituto Rui Barbosa – IRB é uma associação civil criadas pelos Tribunais de Contas do Brasil em 1973 com o objetivo de auxiliar os Tribunais no desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades dos Tribunais de Contas.
O IRB é conhecido por ser o “braço acadêmico” do Sistema de Controle Externo, por conta dos seus eventos, seminários, congressos, revistas técnicas, livros, e por este motivo é que recebeu o slogan de ser A CASA DO CONHECIMENTO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS.
Texto e foto: Daiane Altíssimo
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.
Tênis de Mesa e Atletismo foram os esportes dessa primeira etapa.
Comunidade cultural é convidada a participar do planejamento de verbas para a Cultura