Concluída a recuperação estrutural do prédio de 1909, agora o projeto busca recursos para mobiliário e equipamentos
A Administração Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Arte – Proarte, promoveu uma visitação à obra de implantação do Centro Cultural Estação Férrea. O evento, realizado na quarta-feira, 20, contou com a presença de integrantes do Governo e do Instituto Rumo – entidade responsável pela execução dos trabalhos –, representantes da Câmara de Vereadores e de entidades representativas da área cultural, de empresas patrocinadoras e imprensa.
O ato marca a conclusão da etapa de recuperação estrutural do prédio de 1909 que é considerado o principal patrimônio histórico de Carlos Barbosa. A visitação também sinaliza o avanço para nova fase de captação de recursos para equipar o espaço com mobiliário e aparatos de iluminação e climatização. O local contará com auditório multiuso e espaço para exposições.
O prefeito Everson Kirch elogiou o trabalho realizado até o momento e incentivou o avanço da obra: “Nossa comunidade se une e alcança seus objetivos. Temos muito trabalho pela frente, mas vamos recuperar este espaço tão importante para que seja novamente utilizado por todos nós”.
Kirch destacou que o processo de recuperação da Estação Férrea é integralmente custeado por verbas de imposto de renda direcionadas pela Lei Federal de Incentivo à Cultura: “Não há um centavo sequer de recurso municipal neste projeto, por isso enaltecemos as empresas que optaram por investir o dinheiro aqui em vez de simplesmente recolher a um caixa único em Brasília”.
A obra realizada até o momento diz respeito a orçamento de R$ 3.963.228,25, contemplado pelas empresas Tramontina, Gerdau, Sicoob e Galvanotek. O projeto arquitetônico foi doado ao Município pelas arquitetas Renata Tosi, Mirela Dalmas e Luisa Hering.
O evento também contou com uma exposição de artistas plásticos locais – Edite Chies, Expedito dos Santos, João Carlos Zanatta, Manoela Pietta Lorenzi, Márcia Pegoraro e Maria Clara Dalmas Zancanaro – e números musicais de Márcio Guerra de Almeida, Bernardo Rippel Vieira e Leandro Cousseau.
Assista à entrevista sobre a revitalização da Estação Férrea, aqui.
Por Proarte
Fotos: Lucas Nunes
Comunidade cultural é convidada a participar do planejamento de verbas para a Cultura
Apresentações teatrais alegram alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e APAE.
Para isso, atendimento da segunda-feira, 28, será reduzido até as 16h no local atual.
Concurso para contos e poemas tem prêmios em dinheiro e publicação em livro
Serviço pretende auxiliar a comunidade na quitação dos tributos em atraso e com vencimento em 2025.
O encontro promovido pela Secretaria de Turismo será realizado no dia 9 de maio, voltado a empreendedores de Carlos Barbosa e região.
Comitiva barbosense composta também por representante do Legislativo visitou as secretarias estaduais de turismo e cultura.
Prazo para regularização cadastral vai até o dia 25 de abril.